Panetone tradicional light é melhor opção para não sair da dieta no Natal

Receita de Chocotone diet

Médica nutróloga dá dicas de como aproveitar delicias das festas de final de ano sem abandonar uma alimentação saudável ou sair da dieta.

Muitas pessoas não sabem como manter a dieta com tantas guloseimas durante as festas de final de ano, não é mesmo? Os populares panetones são considerados verdadeiros vilões para quem está querendo perder alguns quilos. Mas não se desespere! É possível aproveitar todas as delicias do natal e do ano novo, sem abandonar completamente a alimentação saudável.

Os tradicionais panetones, por exemplo, podem ser consumidos sem nenhum problema, desde que em quantidade controlada e acompanhados por uma refeição leve. “Você pode optar por uma boa salada verde, com legumes no vapor, temperada com azeite e vinagre balsâmico, acompanhada do tradicional peru assado de Natal e, depois, se deliciar com uma fatia do panetone preferido sem prejudicar a alimentação saudável”, explica a médica nutróloga e diretora da ABRAN, Dra. Socorro Giorelli.

Muitas dúvidas também surgem na hora de escolher o panetone. São tantas variedades, desde os tradicionais com frutas cristalizadas até aqueles cobertos de mouse de chocolate e recheados com doce de leite, que às vezes fica difícil escolher. “O menos calórico é o tradicional versão light, que por definição deve possuir 25% menos calorias do que o normal. Mas é importante lembrar que não adianta comer um panetone inteiro de uma vez só porque é uma versão light. O aconselhado é uma fatia por dia”, afirma a Dra. Socorro.

Frutas cristalizadas são calóricas

Apesar das frutas cristalizadas serem muito consumidas na época do natal, elas são mais calóricas. Por isso, a dica para as festas é dar preferência às frutas frescas ou até mesmo às secas. As frutas secas como ameixa, damasco, uvas, tâmaras e figos podem ser ingeridas de uma até três unidades ao dia.

A médica nutróloga também alerta para o consumo de bebidas alcoólicas, e afirma que, quanto menos forem consumidas, melhor. “O ideal e evitar ao máximo as bebidas alcoólicas, mas, se tiver que escolher, opte por bebidas com menor concentração de álcool, uma vez que um grama de álcool possui sete calorias”, revela Dra. Socorro.

Sobre a ABRAN

A ABRAN é uma entidade médica científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, a maior parte de origem nutricional. Reúne mais de 3.800 médicos nutrólogos associados, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população. Visite www.abran.org.br e curta a ABRAN no Facebook www.facebook.com/nutrologos.

Você pode gostar...