Piracicaba tem cervejas artesanais premiadas e programa de recepção nas fábricas

Alexandre Augusto Peres Moraes, proprietário Cevada Pura - Crédito: Cristiane BoninMicrocervejarias se destacam no top 10 nacional do segmento e são pontos de disseminação de informação.

Sem deixar a tradicional cachaça de lado, Piracicaba (SP) revelou-se na última década um mercado receptivo às cervejas artesanais. Três marcas foram criadas e abriram suas microcervejarias na cidade do interior paulista, e duas dessas empresas oferecem programa e infraestruturas receptivas aos turistas, uma oportunidade de passeio diferenciado.

A cerveja artesanal mais antiga de Piracicaba é a Cevada Pura, que nasceu em 2001 de um investimento feito por Carlos Alberto Colombo e Alexandre Augusto Peres Moraes. Colombo é químico e passou pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), de Campinas (SP). Moraes é engenheiro de alimentos e trabalhou na cervejaria Kaiser.

A escolha do local para instalar a Cevada Pura, contam os proprietários, foi criteriosa e Piracicaba foi eleita por critérios econômicos, de desenvolvimento urbano, clima e por conta do perfil do mercado de consumo.

No mesmo local, o cliente é recepcionado na loja da fábrica sede e, para conferir a produção, basta ir a uma das chopeiras para apreciar a bebida, sentir o aroma da cevada, ver os tanques em aço inox e até bater um papo com os donos do negócio – o clima é mesmo bem receptivo e praticamente todos os clientes, homens e mulheres, fazem a degustação enquanto o pedido, chope ou cerveja, é providenciado.

Esta visita à fábrica pode ser feita em qualquer momento do horário comercial (de segunda à sexta-feira) e, aos sábados (das 9h às 15h). A direção da cervejaria orienta que, no caso de grupos, seja feito um agendamento por telefone com a recepção. A empresa também tem um bar próprio, o Cevada Chopp Bar, onde as cervejas podem ser degustadas.

“Temos planos futuros para iniciar um conjunto de atividades neste projeto de visitação”, anuncia o proprietário Moraes. A primeira cervejaria de Piracicaba está entre as dez primeiras no Brasil em giro comercial, informa o proprietário da Cevada – no país existem aproximadamente 200 microcervejarias, conforme a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas).

A produção média mensal é de 25 mil litros na Cevada e o chope de trigo é a prata da casa com seu aspecto turvo e sabor quase doce. As versões pilsen, trigo, india pale ale, red ale e stout podem ser encontradas em chope ou cerveja.

Fundada janeiro de 2010 também em Piracicaba, a Dama Bier é uma empresa familiar que, com apenas quatro anos de existência, já coleciona premiações nacionais e internacionais, atestando a qualidade das cervejas produzidas. A fábrica está situada em uma área de 1.900 m² localizada no bairro Piracicamirim e tem capacidade produtiva mensal de 80 mil litros.

A empresa é focada na produção de cerveja com diferenciais em qualidade e grande personalidade sensorial. As receitas são desenvolvidas a fim de proporcionar experiências únicas aos amantes de cerveja ao ressaltar as características particulares de cada um dos estilos produzidos, tais como cor, teor alcoólico, amargor, sabor e aroma.

A Dama coleciona um total de 14 premiações em diversos concursos de cerveja ao redor do mundo, como Austrália, Estados Unidos, Argentina e Brasil. “Os prêmios que temos colecionado em tão pouco tempo demonstram o nosso compromisso em sempre levar uma excelente cerveja para os apreciadores da bebida”, afirma o beer sommelier e diretor comercial da marca, Paulo Bettiol.

A cervejaria piracicabana tem sete rótulos de linha: pilsen, weiss, IPA, münchen, stout, ESB (extra special bitter) e imperial coffee IPA. A Dama também produz receitas sazonais, como a Smoked Porter (de Inverno) e a american lager (de Verão). A cervejaria produz outras cervejas apenas uma vez, proporcionando uma experiência única aos seus degustadores, como é o caso dos rótulos Santa Muerte e do four-pack single hop.

Para receber os visitantes, a Dama oferece um programa de tour pela fábrica, com agendamento prévio. O passeio inclui uma visita guiada às instalações da cervejaria, informações sobre o processo de fabricação e degustação direto dos tanques. Anexo à fábrica está o Gastropub Bravíssimo, em um ambiente acolhedor, lá o cliente tem acesso a uma excelente culinária e à linha de cerveja Dama. O Gastropub funciona de quarta-feira a sábado, a partir das 19h, e, aos domingos, a partir das 11h.

A Cervejaria Leuven integra o time de nomes de cervejas artesanais de Piracicaba. Com produção referenciada na bebida belga, a cervejaria foi batizada com o nome da cidade, na Bélgica, conhecida como capital mundial da bebida. Apesar de não abrir para a visitação para evitar risco de contaminação cruzada, a cervejaria, aberta em 2010, tem história e produtos diferenciados no segmento de cervejas artesanais.

Alexandre Godoy, fundador da Leuven, começou elaborando bebidas diversas seguindo as tradicionais receitas de seu bisavô, Octávio Teixeira Mendes, e a partir de 1992, passou a produzir cervejas caseiras. Godoy aprofundou-se profissionalmente no segmento, com graduação em engenharia agronômica e mestrado na Escócia para produzir com status top premium.

Atualmente, a cervejaria produz o chope próprio, estilo Pilsen, que é filtrado e tem receita inspirada nas escolas tcheca, alemã e belga, além de quatro variedades de cervejas engarrafadas – Golden Ale, que é dourada e frutada; Red Ale, com maltes de diversas intensidades de torrefação e de sabor intenso; Blanche Witbier, que é uma cerveja de trigo cítrica, tipicamente Belga, e a Leuven Dubbel com fórmula referenciada na Era Medieval, quando era feita por monges das abadias belgas.

O consumidor encontra o chope da marca Leuven no varejo – Pirachopp (distribuidora) e nos restaurantes Mirante, Toque Brasileiro, Spaço Sushi e Barceloneta. Em Piracicaba, as cervejas podem ser encontradas nos melhores empórios, como o Bom Peixe e do Vovô. Em São Paulo, há o produto no Empório Alto de Pinheiros e na rede Mr.Beer. Ao todo, a marca belga-piracicabana está no mercado de 14 Estados brasileiros.

SERVIÇO
A visita às microcervejarias de Piracicaba (SP) está entre as sugestões da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) para quem busca um roteiro gastronômico diferente, no contexto de passeios de longa duração. Os endereços e contatos das cervejarias podem ser encontrados dentro do item “Onde Comer”, no site da Setur (www.setur.piracicaba.sp.gov.br).

O turista pode conseguir informações da administração municipal pelos seguintes canais: Setur pelo telefone (19) 3403-1270; Casarão do Turismo e Centro de Atendimento ao Turista, localizado na Rua do Porto, 1.433, aberto de quarta-feira à sexta-feira das 13h às 17h30 e sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h.

Piracicaba pode ser acessada pela rodovias Luiz de Queiroz (SP-304/São Paulo e Campinas), Fausto Santomauro (SP-127/São Carlos e Ribeirão Preto), rodovia Cornélio Pires (SP-373/Tietê) e do Açúcar-Comendador Mario Dedini (SP-308/Sorocaba).

Você pode gostar...