Pomerode mantém tradição do Stollen

Receita de Stollen saboroso

Alguns pratos são considerados símbolos da ceia de Natal e não podem faltar, de jeito nenhum, na ceia do dia 24 de dezembro ou no almoço do dia 25. O panetone é um deles, que mesmo sendo vendido o ano todo, é neste período que ganha mais destaque. A iguaria até já recebeu versões que vão além do tradicional recheio com frutas cristalizadas. Aqui no Brasil, o panetone é alto e arredondado, mas em alguns lugares do mundo o formato é diferente. Na Alemanha, por exemplo, o Stollen, como lá é conhecido, possui um formato e uma cobertura de açúcar confeiteiro que lembra os picos nevados dos Alpes.

Segundo a tradição da Alemanha, as pessoas terão mais sorte e prosperidade no ano novo de acordo com a quantidade de Stollen diferentes que degustou ao longo do Advento. Essa tradição nas mesas germânicas remete ao século 15 e até hoje o panetone alemão é consumido por todo país, sendo preparado também com recheios diferentes. Além disso, é comum que os alemães tenham suas próprias receitas tradicionais de família para presentear parentes e amigos com os doces preparados em casa. Na cidade de Dresden é realizada a Feira de Natal mais tradicional da Alemanha, onde é produzido o maior Stollen do mundo, com cerca de 12 quilos.

Em Pomerode, cidade mais alemã do Brasil, o Natal já chegou. Até o dia 3 de janeiro o município é palco do 1° Weihnachtsplatz (Praça de Natal) que possui uma programação recheada de atrações, entre elas está a gastronomia típica. O Stollen pode ser encontrado no local do evento, nas padarias da cidade e também nos cafés dos hotéis, que estão decorados para receber os visitantes.

Serviço:

O quê: 1° Weihnachtsplatz (Praça de Natal)
Quando: de 29 de novembro a 3 de janeiro de 2015
Onde: Na Praça Jorge Lacerda, em Pomerode (SC)
Horário de funcionamento da praça: De segunda a sexta-feira das 18h às 22h. Fins de semana e feriados das 16h às 22h.
Informações e programação: www.natalnapracapomerode.com.br ou www.weihnachtsplatz.com.br

Você pode gostar...