Cresce consumo de peixe cru no período que antecede à Páscoa

tatibana

A restrição do consumo de carne vermelha, comum no período que antecede à Páscoa, aumenta a procura por pescados e pelo cardápio da culinária japonesa, cujos pratos são elaborados à base de peixes. O consumidor brasileiro já aderiu à variedade de produtos da cozinha oriental e o peixe cru, servido de diversas formas, tem sido a escolha preferida em qualquer época do ano. De acordo com Karlla Patrícia Yamane, nutricionista do Tatibana Japanese Cuisine, salmão, atum e peixe branco crus estão entre os mais pedidos, além do camarão e o polvo cozidos. “Os peixes que tradicionalmente são escolhidos para o preparo de pratos que serão consumidos crus devem ter a carne macia, sem fibras e sem espinhos no filé. É essencial que tenham o sabor suave”, recomenda.

A nutricionista concorda que a cozinha japonesa é a primeira opção para uma alimentação que não contenha carne vermelha. Mas Karlla percebe também que o brasileiro se rendeu aos pratos japoneses por serem mais saudáveis. “É uma culinária reconhecida por seus benefícios. Os peixes, algas, cogumelos, tofú, gengibre e outros ingredientes carregam o segredo milenar da longevidade do povo japonês. São alimentos altamente nutritivos e com propriedades terapêuticas”, diz.

Karlla ainda ressalta que ao contrário do que acontece hoje nas grandes cozinhas do Ocidente, que praticam quase uma alquimia com os alimentos, a culinária oriental persiste em apenas realçar cores e sabores como a natureza os oferece. “A culinária preza, sobretudo, o paladar dos alimentos frescos. Peixes e vegetais são consumidos, na maioria das vezes, de acordo com a sazonalidade.

Os métodos de cozimento geralmente são rápidos para preservarem, ao máximo, os nutrientes e o sabor. E como ela é leve, saborosa, nutritiva, é sinônimo de uma alimentação saudável”, garante a nutricionista, que atua na área há nove anos.

Para agradar a todos os gostos dos adeptos da comida japonesa, o Tatibana oferece uma variedade grande de produtos: peixes crus, frutos do mar, como ostra, camarão, lula e polvo. O cardápio ainda apresenta pratos à base de frango e carne suína, peixes na sua forma grelhada como o Teppan de Salmão (salmão grelhado acompanhado com legumes) ou o Shiromi Shogayaki (peixe branco grelhado ao molho de gengibre, acompanhado de shitake, brócolis e camarão).

Karlla afirma que os clientes que provam os pratos pela primeira vez, preferem os que sofrem cocção como o Hot Filadélfia, as Robatas (espetinho japonês), Guioza (pastelzinho japonês) ou pelos quentes como Yakisoba, Teppan, Shitake na Manteiga. Já quando é um cliente adepto à culinária japonesa, a preferência é pelos peixes crus e os sushis. “O diferencial do Tatibana está na qualidade dos nossos produtos, pois contamos com rigoroso controle de qualidade para oferecer sempre um produto fresco preservando, assim, os nutrientes e o sabor do alimento”, destaca.

Você pode gostar...