Entenda a diferença entre leite condensado ou mistura láctea condensada

Entenda a diferença entre leite condensado ou mistura láctea condensada
Foto: Confeiteira e empresária Raianna Amaral

Engenheira de alimentos e uma confeiteira profissional explicam a diferença entre esses dois produtos, que até parecem, mas não são a mesma coisa

Quando vai ao supermercado você leva um leite condensado ou uma mistura láctea condensada? Se a resposta for “não sei”, é bom ficar atento pois você pode ser um dos milhares de consumidores que estão levando um produto pensando que é outro. Recente polêmica envolvendo uma famosa marca de laticínios, que passou a comercializar um produto similar ao legítimo leite condensado, chama atenção para a necessidade de estarmos mais atentos às informações constantes nas embalagens.

De acordo com a engenheira de alimentos Annyelle Couto, a mistura láctea condensada não é igual ao leite condensado, mas vem sendo adotada por alguns fabricantes devido ao crescente aumento nos valores dos insumos e matérias primas usados pela indústria láctea. “Não são todas, mas algumas marcas de leite condensado têm lançado mão dessa estratégia para conseguir um produto com custo de produção mais baixo”, afirma Annyelle.

Segundo explica a engenheira de alimento, o leite condensado é um produto constituído 100% de leite e açúcares, enquanto que a mistura láctea condensada é composta por soro do leite, amido de milho e uma quantidade muito menor de leite puro. “Esses ingredientes são empregados para reduzir o custo ou aumentar o rendimento. Mas convém destacar que a adição de tais ingredientes afeta diretamente a qualidade do produto, se comparado com o leite condensado legítimo, desde o aspecto sensorial (sabor, cor e odor) e até o resultado esperado de uma receita que seja feita com essa mistura láctea”, esclarece a especialista.

Muita diferença
Trabalhando profissionalmente com doces e confeitos desde 2017, a confeiteira e empresária Raianna Amaral confirma na prática que uma receita feita com as misturas lácteas condensadas não têm o mesmo resultado do que as que são preparadas com o leite condensado de verdade. “Nos nossos produtos só usamos leite condensado feito 100% de leite puro. A diferença, quando se usa a mistura láctea, é muito grande, não só no sabor, mas também na textura que nunca é a mesma. Isso numa receita de um bolo ou outro confeito mais elaborado compromete bastante a qualidade do que você faz”, revela a confeiteira.

Como uma profissional da confeitaria, Raianna chama atenção para o fato de que o grande público, em sua grande maioria, não presta atenção nesses detalhes importantes sobre a composição dos produtos que leva para casa. “Nós que somos da área [de culinária] ficamos atentos, porque sabemos que isso pode afetar a qualidade das nossas receitas lá no final. Mas a grande maioria das pessoas, no geral, não se atenta e compra um produto achando que é outro”, alerta.

Você pode gostar...