Dicas de como retomar as atividades físicas no pós-pandemia

Dicas de como retomar as atividades físicas no pós-pandemia
Foto: Pixabay

Apesar de o coronavírus não ter acabado, muitos estão retomando a rotina de trabalho e a frequentar centros esportivos e academias, veja algumas dicas

É natural que as pessoas tenham se tornado menos ativas durante a pandemia, que ainda não terminou, por terem ficado mais tempo em casa, em decorrência do distanciamento social. Com o avanço das vacinações no Brasil e no exterior e com a flexibilização no uso de espaços coletivos, a rotina de atividades físicas também volta à agenda dos brasileiros.

O hábito de praticar exercícios é extremamente importante e traz muitos benefícios para saúde do corpo e da mente, como explica a professora Elizimara Augusta Pereira Lima, coordenadora do curso de Educação Física da Anhanguera. “Quem pratica atividades físicas consegue dormir melhor, tem melhora no sistema cardiovascular e encontra mais disposição nas tarefas do dia a dia”, afirma a docente.

Psicologicamente, a especialista explica que a prática desportiva está aliada ao combate de problemas emocionais, como a ansiedade, a depressão e o estresse, por exemplo. “Corpo e mente estão em equilíbrio e até mesmo uma simples caminhada pode colaborar para a saúde mental”, completa.

Apesar de importante, a professora alerta que a retomada de exercícios físicos não pode ser feita de qualquer maneira. Principalmente no caso de quem ficou parado por muito tempo. A coordenadora lista alguns cuidados especiais para voltar ao ritmo com segurança:

  • O recomeço pede uma análise geral. Faça exames para saber como está sua saúde e identificar se existem condições que podem limitar os treinos.
  • Procure orientação médica para determinados treinamentos, se necessário. Testes de esforço (ergométrico ou ergoespirométrico), eletrocardiograma (ECG) e ecocardiograma são alguns dos exames que podem dizer o estado geral do corpo para se exercitar.
  • A volta exige frequência e esforços de forma gradativa para evitar lesões. Inicie com caminhadas curtas, por exemplo, e aumente o ritmo e a distância lentamente.
  • Aliar aeróbicos a exercícios de fortalecimento muscular é indicado. Procure um profissional de educação física para fazer a associação.
  • Aquecer o corpo e alongar antes de antes de começar é essencial. Exercícios repetidos aumentam a temperatura corporal e previnem lesões musculares, como estiramentos.
  • Descansar é importante para o corpo, pois efetua a recuperação celular e das fibras. O repouso é crucial para o organismo restabelecer as condições físicas e musculares.

Você pode gostar...