Saint Peters® dá dicas de como descongelar peixes rapidamente, sem perder a qualidade

Saint Peters® dá dicas de como descongelar peixes rapidamente, sem perder a qualidade
Foto: Saint Peters®

A tilápia em versão congelada pode ser uma ótima alternativa para quem preza por produtos frescos, mas não tem tempo de ir sempre à peixaria. Porém, para preservar todo o sabor e a textura do peixe é necessário tomar alguns cuidados na hora na hora de descongelá-lo e nunca o usar congelado.

Segundo Beatriz Porciuncula, nutricionista parceira da Saint Peters®— marca sinônimo de tilápia — a melhor forma de descongelar o peixe é garantindo que o alimento entre na temperatura ambiente pouco a pouco. Por isso, o método mais indicado é o descongelamento lento na geladeira, de preferência mantendo os filés de tilápia na própria embalagem. Apesar de ser um processo demorado, ele garante que o peixe mantenha sua textura e sabor.

Porém, o dia a dia pode ser cheio de surpresas e nem sempre dá tempo de planejar a refeição com antecedência. Neste caso, em que não há muito tempo para o descongelamento, a nutricionista recomenda colocar o peixe em água corrente até que esteja completamente degelado. O processo pode ser feito em uma travessa ou diretamente embaixo da torneira, o importante é que a água não fique parada sobre os filés.

Beatriz reforça ainda que uma vez descongelado, esse peixe deve ser consumido imediatamente. Caso ele seja armazenado cru para consumo futuro, mesmo em geladeira, a água pode continuar alterando as propriedades da carne, aumentando o risco de proliferação de bactérias.

Com a tilápia descongelada corretamente, é possível preparar as mais variadas receitas, de ceviches a moquecas e risotos. Para todos os preparos, a Saint Peters® oferece linha composta por diversos produtos congelados e resfriados, vendidos em embalagens de 450 e 250 gramas, em duas opções: à vácuo e com zip, o que facilita o armazenamento em refrigeradores domésticos. Da mesma forma, a comercialização do peixe já limpo e filetado oferece aos brasileiros uma alternativa de proteína, para além da carne e frango, que pode ser mais prática e saudável para o dia a dia.

Você pode gostar...