Saúde de atleta: 3 dicas para conciliar a prática de atividades físicas à boa alimentação 

Saúde de atleta: 3 dicas para  conciliar a prática de atividades físicas à boa alimentação 
Foto: Pixabay

*Por Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo

Nossa saúde é formada pela soma de bons hábitos: alimentação balanceada, consumo adequado de água, sono de qualidade, saúde mental e prática de atividades físicas. Esses fatores externos são importantes para uma vida saudável, além da forma como reagimos aos desafios cotidianos; trabalho e questões pessoais também influenciam essa área. O ponto de equilíbrio está em dar atenção a cada um desses pilares.

Quanto à alimentação, devemos priorizar o consumo de alimentos que sejam produzidos a partir de ingredientes de origem natural e livres de conservantes, ter cuidado ao preparar as refeições, ingerir a quantidade de água e evitar produtos com corantes artificiais.

Praticar atividade física regularmente e com equilíbrio também é fundamental para a manutenção de uma vida saudável. Alimentação e exercício físico se completam. Independentemente do tipo de movimento, faça-o! Nosso corpo foi feito para isso e o sedentarismo nos prejudica em curto e longo prazo.

Com o exercício físico, conseguimos desenvolver três características: força, potência cardiovascular e flexibilidade. Já o sedentarismo pode causar aumento de peso, inflamações e doenças como hipertensão e diabetes.

Para os iniciantes a dica é: comece devagar, sem pesos (afinal, se você fatigar o corpo, no dia seguinte não conseguirá repetir o exercício) e, com programas leves, como caminhada, yoga, dança, sob a orientação de um profissional da área, um educador físico ou fisioterapeuta.

E, para quem começou o ‘projeto saúde’, dou três dicas para colocar em prática de forma segura:

  1. Inclua mais e restrinja menos: o hábito é algo que é construído com o tempo. Ninguém consegue mudar da noite para o dia. Então em vez de “sair cortando tudo” da alimentação, como refrigerante, doces, frituras, embutidos e afins, comece incluindo mais alimentos nutritivos no seu dia, tais como frutas, vegetais, sementes, grãos, castanhas. Uma alimentação restrita não é sustentável a longo prazo!
  2. Ao invés de parar de vez, procure reduzir ou a frequência ou a quantidade de um vício seu que não é saudável. Se você costuma beber quatro vezes na semana, comece reduzindo para duas vezes; se você coloca duas colheres de açúcar no café, coloque apenas uma; se você bebe dois litros de refrigerante por final de semana, reduza para um. Conforme fizer isso, a qualidade de vida gradativamente melhora.
  3. Encontre uma atividade física que tenha prazer em praticar. Se não gosta de estar dentro da academia fazendo musculação, procure outra coisa que satisfaça você, seja yoga, natação, caminhada, funcional, algum esporte, dança, pilates.

Equilíbrio é a chave do sucesso. A prática exagerada de exercício físico induz a produção de radicais livres e inflamação, potencializando o envelhecimento. Escute sempre o seu corpo. Encaixar uma rotina, ter regularidade, estimular horários pré-determinados para executar as atividades, alimentação, sono… assim você vai edificando sua saúde.

Relacionar alimentação e exercício físico, vai contribuir para o emagrecimento e também para a manutenção e o ganho de massa muscular. Se focar apenas na dieta e na restrição calórica via alimentação, você vai emagrecer, mas vai tender a perder massa muscular. A indicação aqui são os lácteos em formato de shakes e iogurtes proteicos, que são fonte de proteínas e promovem saciedade e manutenção da massa muscular. E podem ser consumidos pré ou pós atividade física.

O músculo é um tecido ativo que estimula a biogênese mitocondrial, ou seja, estimula o metabolismo e torna a produção e o uso da energia mais eficientes. O ideal é estimular o exercício com a dieta. Da mesma forma, se busca a hipertrofia, você precisa aliar a prática de exercícios de força a uma alimentação adequada em calorias, carboidratos e proteína.

Em resumo, praticar atividade física ajuda na manutenção da dieta, enquanto uma boa e adequada alimentação aumenta a disposição e energia para o treino. Os benefícios desses pilares da saúde são potencializados quando eles “andam juntos”. Nosso corpo é um só e funciona “por inteiro”. Então os benefícios da boa alimentação vão se refletir em força, disposição, respiração, movimentos para praticar atividades físicas, assim como os exercícios irão potencializar os objetivos da dieta.

Você pode gostar...