Sete vantagens de ter torneira elétrica ou eletrônica na cozinha

Sete vantagens de ter torneira elétrica ou eletrônica na cozinha
Foto: Sintex

Equipamento é um aliado na limpeza, principalmente nesse ambiente que tende a acumular mais gordura. Nos meses de baixas temperaturas, a água quente ainda traz conforto aos afazeres culinários – e proporciona economia de água e de tempo

As torneiras elétricas ou eletrônicas são um dispositivo cada vez mais popular nas cozinhas modernas, com uma série de vantagens que tornam a rotina mais prática e conveniente nesse cômodo da casa. O mercado hoje oferece uma variedade de possibilidades, desde modelos tradicionais até versões com bicos flexíveis e giratórios, facilitando o uso em diferentes situações.

“A diferença básica entre um modelo de torneira elétrico e um eletrônico é ,que no primeiro as temperaturas já vêm pré-definidas de fábrica e no segundo há a possibilidade de ajuste da temperatura conforme a necessidade. Mas ambas são ótimas soluções para esse ambiente que é um dos mais democráticos de qualquer casa”, destaca Enio Bernardes, diretor da Sintex, indústria de duchas e torneiras com mais de 80 anos de mercado.

A principal vantagem desses equipamentos na cozinha é o fornecimento de água quente instantânea. Seja para lavar a louça ou mesmo no preparo de alimentos, a água quente é uma aliada nos afazeres cotidianos, além de proporcionar economia de água, de energia e de tempo! “Como a temperatura já está aquecida, as atividades se tornam mais rápidas, pois a água quente facilita a retirada de gordura dos utensílios e também acelera o processo de cozimento de verduras, legumes ou sementes, por exemplo”, lembra Enio.

Ao contrário dos aquecedores de água tradicionais, que precisam esquentar e manter uma grande quantidade de água quente, as torneiras elétricas e eletrônicas aquecem a água apenas quando se precisa dela. Isso resulta em uma significativa economia de energia, pois não há desperdícios esquentando água desnecessariamente.

O controle de temperatura é outra vantagem das torneiras que oferecem água aquecida. Mesmo nos equipamentos elétricos, que disponibilizam temperaturas configuradas, é possível escolher entre o seletor morno ou quente – ou seja, o controle está na preferência de quem está manuseando a torneira. Já nos aparelhos eletrônicos, a escolha gradual fica totalmente sob responsabilidade do usuário. O modelo eletrônico da Sintex é considerado o mais quente do mercado em 220V, chegando à potência de 7000W – e a 5500W em 110V.

A fácil manutenção desses equipamentos também merece destaque, tanto no quesito limpeza quanto nas verificações regulares das conexões elétricas. “Na Sintex, nossas torneiras são desenvolvidas para trazer comodidade ao consumidor em todos os níveis. Então, quando o assunto é manutenção, a troca de resistências, por exemplo, pode ser feita sem a necessidade do uso de ferramentas e com a garantia de segurança de quem está executando a substituição do dispositivo”, explica o diretor da corporação.

Aliada à fácil manutenção, a instalação simplificada tem peso na escolha por esse tipo de equipamento: geralmente eles são compatíveis com a maioria dos sistemas de encanamento padrão e vêm com instruções claras de instalação. No portfólio da Sintex, a versatilidade das torneiras é característica marcante: tanto a Torneira Eletrônica quanto os modelos elétricos de Bica Alta têm opção de serem instalados na bancada ou na parede.

Por fim, os designs modernos e funcionais fazem com que torneiras elétricas e eletrônicas agreguem um toque estético à cozinha. Recursos adicionais, como bica giratória, arejadores acoplados, jatos de água ajustáveis e redutores de pressão oferecem mais comodidade e praticidade. Na Sintex, há ainda a preocupação com a decoração: tanto a Torneira Eletrônica quanto as Elétricas de Bica Alta (balcão e bancada) e a Elétrica Bica Baixa integram a linha Colors, que traz detalhes em cobre e rose gold, além dos tradicionais branco com cromado – e preto, no caso da eletrônica.

“A Sintex foi quem produziu a primeira Torneira Elétrica do Brasil, em 1947. O equipamento – compacto e facilmente instalado em encanamentos na parede – possui bica móvel e permite um maior direcionamento do jato de água, pois tem um giro de 360º. A Torneira Elétrica Bica Baixa Tradição está no portfólio até hoje e só reforça o nosso compromisso de oferecer peças de qualidade e eficientes”, afirma Enio.

Você pode gostar...