Vai acampar nos feriados de novembro? Leve latas de aço com você!

Vai acampar nos feriados de novembro? Leve latas de aço com você!
Foto: Abeaço

Além de alimentos práticos e nutritivos, as embalagens dos enlatados também podem ser muito úteis para outras atividades em acampamentos

Novembro é um dos meses com maior quantidade de feriados. O penúltimo mês do ano já começa com o Dia de Finados, que, em 2023, será em uma quinta-feira, dia que os chefes mais bondosos permitem que se torne um fim de semana de quatro dias. Duas semanas depois, temos o Dia da Proclamação da República, na quarta-feira (15). E, em alguns locais, a segunda-feira (20), quando se celebra o Dia da Consciência Negra.

Por se tratar do penúltimo mês do ano, é muito comum que os alunos mais aplicados já tenham passado de série na escola, o que permite aos pais proporcionarem alguns passeios diferenciados, como acampamentos. Nesta época do ano, o tempo é bom e firme, com menor risco de perrengue, como frio ou chuva, por exemplo.

E por mais que uma mochila de acampamento seja grande e espaçosa, economizar espaço e peso é fundamental para melhorar a experiência, e um aliado para isso são as latas de aço. Além de alimentos saborosos e nutritivos, os enlatados também podem ser usados para improvisar fogareiros.

Ainda não sabe como os alimentos enlatados e as latas de aço podem te ajudar a ter uma experiência mais positiva ao acampar? A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) te ensina como preparar e usar um fogareiro feito com latas de aço e uma receita simples que promete facilitar e muito o seu acampamento, confira!

Fogareiro com latas de aço

Materiais necessários:

  • Duas latas de aço vazias (uma ligeiramente maior que a outra);
  • Uma régua;
  • Um marcador permanente;
  • Um prego ou furador;
  • Algodão ou fibra de vidro;
  • Álcool isopropílico ou álcool para queimar.

Modo de preparo:

  1. Lave e seque bem as duas latas de aço. Certifique-se de que não haja nenhum resíduo de comida ou substâncias tóxicas no interior das latas;
  2. Use a régua e o marcador permanente para marcar uma linha horizontal cerca de 2,5 a 5 cm abaixo da parte superior da lata menor;
  3. Em seguida, marque vários pontos espaçados igualmente ao redor da circunferência da lata maior, cerca de 2,5 a 5 cm abaixo da parte superior.
  4. Use o prego ou furador para perfurar os pontos marcados na lata maior. Esses furos permitirão que o ar flua para dentro da lata e alimente o fogo.
  5. No centro da base da lata menor, faça um furo pequeno o suficiente para passar um pouco de algodão ou fibra de vidro.
  6. Coloque um pouco de algodão ou fibra de vidro através do furo na base da lata menor e estenda-o um pouco acima da parte superior. Isso servirá como o material que você acenderá para iniciar o fogo.
  7. Coloque a lata menor dentro da lata maior, de modo que o material de ignição fique no centro. Certifique-se de que as latas estejam niveladas.
  8. Encha a lata menor com álcool isopropílico ou álcool para queimar. Certifique-se de não encher demais, apenas o suficiente para cobrir o material de ignição
  9. Acenda o material de ignição com um isqueiro ou fósforos. O álcool na lata menor queimará, criando uma chama que passa pelos furos na lata maior. Essa chama é o seu fogareiro improvisado.

Atenção: fogareiros caseiros possuem limitações de segurança e podem ser menos eficientes do que os fogareiros projetados para uso em acampamentos. Por isso, é necessário um cuidado especial ao usá-los. Evite estar próximo de folhas secas e materiais inflamáveis. Nunca use o fogareiro caseiro em local fechado, mantenha água e, se possível, um extintor de incêndio por perto.

Você pode gostar...