Vinagre balsâmico, um curinga cada vez mais presente na gastronomia brasileira

Vinagre balsâmico, um curinga cada vez mais presente na gastronomia brasileira
Foto: Pixabay

Os benefícios para a saúde associados à versatilidade deste ingrediente em pratos à base de vegetais, carnes, peixes e também sobremesas fazem com que o produto seja cada dia mais consumido no Brasil

Reza a história que o vinagre balsâmico era um artigo de luxo com o qual a aristocracia medieval se presenteava nas regiões de Modena e Reggio Emilia, na Itália, onde o produto teve origem. No século 21, sem nunca ter perdido a nobreza, este ingrediente conquista cada vez mais o consumidor brasileiro comprovando uma versatilidade gastronômica que não se restringe ao tempero de saladas. Este condimento refinado, de sabor agridoce, compõe uma infinidade de receitas em pratos à base de vegetais, carnes e peixes, incluindo as sobremesas.

Com sabor acentuado e de consistência mais densa, o vinagre balsâmico é produzido a partir da fermentação de uvas especiais e envelhecido em tonéis de carvalho. As substâncias antioxidantes que entram em sua composição trazem diversos benefícios para a saúde.

Estudos científicos atribuem ao vinagre balsâmico propriedades estimulantes que colaboram para a digestão. À semelhança do vinho, possui antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e reduzem os níveis de colesterol. Este vinagre contém também flavonóides, substância associada à redução no risco de desenvolvimento de doenças crônicas e cardiovasculares.

Especialista em vinagres, Rodrigo Margoni observa que a qualidade do vinagre balsâmico tem relação direta com a matéria-prima utilizada em sua fabricação. “Evidentemente, há processos específicos para a produção do balsâmico que devem ser rigorosamente respeitados, mas o uso de uvas selecionadas é o ponto de partida para um vinagre de qualidade superior”, afirma.

Você pode gostar...