10 Alimentos Funcionais Presentes na Gastronomia Asiática

Receita de Lula ensopada

Verão pede pratos leves, saborosos e nutritivos, que além de proporcionar benefícios funcionais, também possam oferecer a disposição física, principalmente para quem se alimenta fora de casa. A nutricionista Camila Kneip, coordenadora de Nutrição da ONG Banco de Alimentos, conselheira do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de São Paulo – COMUSAN-SP e consultora convidada da Jin Jin Wok, orienta para consumo de pratos da gastronomia asiática nos dias quentes e estafantes.

“A culinária asiática apresenta pratos equilibrados, nutritivos e saborosos. Para quem se alimenta fora de casa, a culinária asiática é uma ótima escolha para a estação. Recomendo os pratos elaborados com salmão, um peixe rico em Ômega-3, poderoso antioxidante e anti-inflamatório, que auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares. A alga, utilizada em diversos pratos da culinária asiática, é muito rica em cálcio, que previne osteoporose, e em fibras solúveis que formam géis em contato com a água. Dessa forma, promove maior saciedade e favorece a menor absorção do colesterol pelo intestino, além de proporcionar bem estar. O arroz oferece carboidratos importantes na dieta e compõe cerca de 50% do nosso consumo, pois tem papel crucial no suprimento de energia para o exercício físico e, ainda, participam de processos metabólicos nas células. Resumindo: a base da comida japonesa é nutritiva, leve e oferece bem estar para os dias quentes”, explica a nutricionista Camila Kneip.

A rede Jin Jin Wok traz boas opções de pratos frios. Entre os destaques estão o Uranetá e o Sashimi Roasted, além dos temakis, sushis e sashimis variados, clássicos da gastronomia japonesa.

Na hora de comer fora de cada opte por restaurantes que preparam a comida na hora.

“Acompanhei o trabalho realizado nas cozinhas da rede Jin Jin Wok e eles se diferenciam da maioria do segmento fast food, nada é pré-processado, tudo é feito na hora garantindo mais sabor e o bem estar de comer bem, de forma nutritiva e acessível”, ressalta a nutricionista.

Alga – Rica em cálcio, que previne a osteoporose, e em fibras solúveis, que em contato com a água formam géis capazes de promover maior saciedade. Favorece a menor absorção do colesterol pelo intestino. Também é fonte vegetal de vitamina B12, cuja falta pode impactar o sistema nervoso e provocar déficit de atenção e concentração ou mesmo algum tipo de anemia.

Arroz – É fonte de carboidrato amido, tipo polissacarídeo. O carboidrato é a principal fonte de energia do corpo e por meio da glicose garante o funcionamento normal do sistema nervoso central. Deve ser consumido regularmente para satisfazer as necessidades energéticas do organismo.
Camarão – Fonte de proteínas e ainda contém ferro e vitaminas do complexo B. A casca do camarão contém quitosana, um tipo de fibra que ajuda a diminuir a absorção de colesterol e previne doenças cardiovasculares.

Gengibre – Auxilia na digestão, possui funções anti-inflamatórias e é termogênico, que contribui para ativar o metabolismo. O composto ativo que dá o gosto picante ao gengibre, o gingerol, além de ser antioxidante e anti-inflamatório, tem um efeito antiemético, ou seja, pode aliviar sintomas de enjoos, náuseas e vômitos.

Gergelim – É uma semente proteica, considerada uma boa fonte de selênio que está presente em quase todas as células, sendo mais abundante, contudo, nos rins, fígado e pâncreas. Contém ferro, que previne anemias. Também possui ácido oleico e Ômega-3 que são gorduras poli-insaturadas que auxiliam na regulação dos níveis de colesterol do sangue

Lula – Possui cromo, magnésio e zinco. O cromo se envolve no uso eficiente da insulina e é essencial para o metabolismo dos macronutrientes. O zinco participa de reações na síntese ou degradação de carboidratos, lipídeos e proteínas. O magnésio está envolvido na formação de ossos e dentes, no funcionamento do sistema nervoso e dos músculos e na síntese dos ácidos graxos e proteínas.

Peixes Brancos – Boas fontes de proteína, pois geralmente possuem menos gorduras do que as carnes vermelhas e de mais fácil digestão. É fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas, pois é riquíssimo em proteínas que são aproveitadas quase integralmente pelo organismo.

Salmão – Um peixe de águas frias rico em ácidos graxos Ômega-3, que evita a formação das placas que obstruem as artérias e previne doenças cardiovasculares.

Pepino – Rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos tecidos musculares e previne câimbras. Além de ser rico em água, com propriedades diuréticas e digestivas.

Shimeji – São pouco calóricos e oferecem boas fontes de proteínas, fibras e antioxidantes. Quando preparados na manteiga devem ser consumidos com precaução, pois tem valor calórico e lipídico aumentado.

Fonte: Nutricionista Camila Kneip, CRN 326729, consultora da Jin Jin Wok. Bibliografia: Taco USP, Bireme, Scielo, tabelas de composição centesimal das partes não convencionais UNESP e Sesi, FISBERG et.al 2008, KRAUSE 2005.

Você pode gostar...