4 dicas essenciais para o preparo de hambúrguer vegano

Receita de Hambúrguer de batata doce com quinoa

A febre dos hambúrgueres gourmet invadiu o Brasil. Hoje, as opções para prepará-los são muitas, incluem desde carnes bovina, suína e de cordeiro até os hambúrgueres vegetariano e vegano, que tem boa aceitação do público em geral, por ser uma opção mais saudável, rica em nutrientes e muito saborosa.

A chef de cozinha e especialista em carnes e Food Stylist, Letícia Massula, lista quatro dicas essências para qualquer pessoa preparar um saboroso hambúrguer vegano em casa:

1 – Textura – O primeiro passo a ser pensado: “Para fazer uma boa massa de hambúrguer com base vegana ou vegetariana é importante mesclar ingredientes que darão liga no momento da finalização do hambúrguer na chapa, durante a cocção. Se essa massa for muito mole, desmanchará com o calor. A textura correta é, portanto, o primeiro passo a ser pensado.

2 – Nutrientes, fibras e sabor. “É importante que a massa seja rica em amido para fornecer a ela energia. A dica é que sejam utilizadas hortaliças como abóboras de inverno, raízes em geral e tubérculos. Mas não adianta pensar apenas na textura e nutrientes, o sabor destas combinações faz a diferença no resultado final da massa.”

3 – Composição – cereais, grãos e leguminosas: “A composição com hortaliças e cereais compostos de amido e proteína como o arroz, trigo, aveia, centeio, quinua ou milho vão ajudar na formação da textura. Também é possível usar leguminosas que possuem alto conteúdo proteico e, por essa razão, são fundamentais na substituição da carne.

4 – Preparo – umidade dos ingredientes: “Durante o preparo é importante assar as hortaliças, raízes e tubérculos para tirar o máximo da umidade durante a cocção e, assim, formar uma massa macia e sequinha”.

De 5 a 7 de fevereiro, Letícia Massula estará na eduK para apresentar o curso “Hambúrguer gourmet e vegetariano”, que será exibido ao vivo e gratuitamente. Nele ela ensinará todas as técnicas e receitas para o preparo de hambúrgueres diferenciados, veganos e vegetarianos, desde o blend de carnes variadas, sugestões de montagem, molhos para acompanhamentos e cocção, até o armazenamento correto.

Você pode gostar...