5 dicas para desenhar um evento gastronomicamente perfeito

5 dicas para desenhar um evento gastronomicamente perfeito
Foto: Marvin Akbari

Marvin Akbari, consultor empresarial e especialista em marketing de experiência, dá dicas de como combinar estrategicamente as ocasiões e a gastronomia

É de senso comum que toda boa celebração tem que ter como um dos pilares o cuidado com o que vai ser servido. A comida de uma festa, quando bem pensada, pode ser a razão pela qual um público lembre positivamente de uma marca e, por isso, é essencial que a gastronomia, e tudo que a envolve em um evento, seja pensado estrategicamente dentro dos objetivos desejados.

Para Marvin Akbari, consultor empresarial e especialista em marketing de experiência, existem diversos aspectos que devem ser considerados dentro da gastronomia para que o prato case perfeitamente com o evento. Por isso, ele preparou 5 dicas exclusivas que ajudarão a tornar as suas próximas celebrações ainda mais especiais. “Visual, paladar e olfato são 3 dos nossos sentidos que uma experiência gastronômica bem desenhada consegue atingir e impactar, gerando uma emoção positiva e se executada com excelência, pode até chegar a ser uma experiência transformadora”, pontua.

Dica 01 – O paladar não retrocede

De acordo com Marvin, investir numa experiência gastronômica de alto nível possibilita gerar uma memória irreversível e inesquecível. “Todos após experimentar um champagne que eleva o nosso paladar, temos dificuldade para tomar o espumante com o qual estavam acostumados. Subir o nível de experiência nos proporciona algo transformador”, explica.

Dica 02 – Conheça a fundo os seus convidados

Quando há o objetivo de elevar o nível da experiência de uma pessoa, o primeiro passo é conhecer qual é este nível. Por isso, é importante considerar quais lugares e restaurantes ela frequenta, por exemplo. “Se você não conseguir chegar neste nível de detalhe, tente entender o posicionamento do seu público convidado e faça uma análise coletiva para ter um ponto de partida”, aconselha o especialista.

Dica 03 – Encante o seu convidado

Para uma experiência marcante, todos os detalhes são importantes e, se a mesa é o local onde a refeição será feita, é importante que a decoração seja pensada minuciosamente. “A mesa posta e a decoração precisam transportar o convidado para dentro da experiência”, pontua Akbari.

Dica 04 – Faça um design de cardápios impressos a altura do evento

Em um mundo cada vez mais virtual, ter materiais físicos no seu evento pode ser um diferencial. Por isso, é importante desenhar um bom layout para o cardápio que será lido por todos os convidados. “Lembre-se que o visual é o nosso sentido mais desenvolvido e o primeiro impacto influencia toda a percepção”.

Dica 05 – Contrate um Chef renomado

Para Marvin Akbari, a assinatura do chef responsável por proporcionar a experiência gastronômica no evento pode ser uma chave para chamar atenção dos convidados. “Quando um chef de renome coloca a sua assinatura no cardápio, a atenção aos detalhes de cada prato muda. O nome dele está em jogo e por isso sempre vai dar o seu melhor para proporcionar algo que marque cada convidado positivamente”, afirma.

Você pode gostar...