5 dicas para você economizar gás e energia elétrica

5 dicas para você economizar gás e energia elétrica
Foto: Plasvale

Com a alta dos preços de gás e de energia elétrica, buscar economizar é o caminho mais seguido pela grande maioria dos brasileiros nesse momento. Na cozinha, alguns utensílios, além de práticos, podem ser a peça-chave para diminuir os gastos. Gerente de Marketing da Plasvale, Samanta Junges traz algumas dicas:

1- Organizadores para geladeira: quanto menos abrir a geladeira, melhor. Isso porque cada vez que ela é aberta acontece um impacto de ar mais quente e a geladeira precisa consumir mais energia para estabilizar a temperatura. A dica é apostar em organizadores para a geladeira, pois além da praticidade de retirar tudo o que precisa de uma vez só, como no caso do café da manhã, você abre menos o eletrodoméstico.

2- Produto dois em um que são a pilha: opções como mini mixer e batedor de claras são ideias para facilitar o dia a dia e economizar na conta da energia elétrica, por serem a pilha. Além de práticos, ocupam pouco espaço e ainda podem ser usados como um mini liquidificador ou batedeira.

3- Utilize o vapor para cozinhar: sabe o escorredor de massa? Sim, ele mesmo. Aproveite enquanto cozinha algum alimento, deixe um escorredor de massas – que precisa ser de inox – em cima da panela e otimize a preparação, por exemplo, de legumes. Outras opções ótimas são o passador chinoy e as peneiras, ambos inclusive tem o apoio para panela.

4- Use o gás para o que realmente precisa ser feito em fogo: se você gosta de consumir ovos, utensílios como a omeleteira de micro-ondas e o cozedor de ovos, que faz sete ao mesmo tempo, são alternativas práticas e que preparam os alimentos em um tempo bem menor. Assim, você economiza, já que programa o preparo e não fica com eles ligados mais do que deveria.

5- Preste também atenção ao preparo dos alimentos: além de buscar utensílios que ofereçam mais economia, você também pode ficar de olho nos preparos das refeições. Como, por exemplo, cortar os alimentos em pedaços menores quando for cozinhar, assim eles ficam prontos mais rápido. Deixe alimentos em grão, como feijão e grão de bico, de molho de um dia para o outro em um recipiente, isso também agiliza o cozimento. Outra fica é ferver a água na panela e colocar o macarrão, desligar o fogo e tampar a panela por completo. Por incrível que pareça, o macarrão vai cozinhar igual e você vai gastar menos gás.

Você pode gostar...