7 dicas para melhorar a apresentação dos pratos

Pensar a apresentação dos pratos é tão importante quanto encontrar a receita ideal. Afinal, a comida pode até ter um sabor divino, mas se estiver com um aspecto feio e desleixado, ninguém terá vontade de prová-la. Por isso, é importante cuidar de todos os detalhes. Pensando nisso, a equipe da Unilever Food Solutions, conversou com o chef Raul Lemos, finalista da 2ª edição do programa Masterchef e chef da Cozinha Mení, para dar dicas de como você pode acertar na decoração dos seus pratos, seja em casa ou em seu restaurante.

  1. Deixe livre a borda da louça: A borda do prato serve apenas para apoiar utensílios, por isso procure não usá-la para decorar as refeições. Mantenha o que for para enfeitar – como molhos e reduções – na área central.
  2. Escolha a louça com atenção: Muitas vezes, não é necessário fazer um design super criativo na montagem das refeições. Optar pela louça certa, que combine com a personalidade do ambiente e do alimento servido, já funciona para a decoração ideal do seu prato.
  3. Não acumule salada nas travessas: Nos restaurantes, principalmente nos self-services, é importante que o cliente consiga observar que os vegetais para consumo estão frescos e bonitos. Por isso, não amontoe os alimentos nos pratos para caber mais. Deixe tudo visível e “respirável”. O mesmo vale para as refeições preparadas para receber convidados em casa, é importante abrir espaço para as folhas, legumes e verduras que estão nas travessas.
  4. Saiba a medida ideal: Como dito na dica 1, a borda das travessas e pratos deve estar sempre vazia. Então, não lote o recipiente de comida, mas também não o deixe com aspecto vazio. Use o tamanho correto de louça para o alimento colocado, nada pode transbordar ou encharcar.
  5. Decore apenas com o que puder ser consumido: Não coloque algo que não possa ser comido ou que não faça parte da receita. É legal, por exemplo, evitar pimentas inteiras nas travessas, assim como talos de alecrim e alfaces forrando bandejas de petiscos.
  6. Seja prático: Na hora de servir os lanches, cuide para que tudo o que compõe o prato esteja dentro do pão, assim você evita que os alimentos “desmoronem” e os pratos permanecem limpos e livres de respingos. Além disso, escolha sempre os melhores ingredientes, mesmo que a receita seja simples, pois eles também contam a favor da sua apresentação.
  7. Trabalhe os contrastes e cores: Refeições com diferentes alimentos coloridos juntos são mais atrativas para quem irá consumi-las, seja nos restaurantes ou nos almoços e jantares para receber convidados em casa. Para manter as cores dos vegetais mais vivas, coloque-os em água frida depois da fervura.

Trabalhando no mercado de alimentos desde 1880 e presente em 74 países, a Unilever Foods Solutions ajuda chefs e cozinheiros ao redor do mundo a servirem refeições gostosas que fazem com que seus clientes voltem sempre. No site unileverfoodsolutions.com.br você encontra mais ideias, dicas e inspirações para empreendedores e apaixonados por gastronomia.

Você pode gostar...