Quatro dicas indispensáveis para um churrasco com carne suína
Linha Perdigão Na Brasa separou algumas informações úteis para quem ama uma boa churrascada
Todo mundo já sabe que a linguiça não pode faltar no churrasco do brasileiro, afinal, ela é prática, versátil e muito saborosa. Porém, existem várias outras maneiras de levar o suíno à brasa e diferentes opções de cortes como, picanha suína, copa lombo, pancetta e até filet mignon. Cada vez mais a carne de porco está ganhando espaço na preferência dos fãs de churrasco e Perdigão Na Brasa, linha expert em cortes para churrasco, tem variedade e dicas para ajudar o consumidor na hora do preparo.
Abaixo e na nova aba de suínos no site da marca, separamos dicas úteis como, qual o ponto ideal da carne, a melhor forma de preparo, os temperos corretos, os acompanhamentos mais indicados, entre outros. Acesse aqui para essas e outras dicas relacionadas aos suínos.
• Cortes
Uma das grandes vantagens da carne suína é a sua versatilidade. Ou seja, quase todos os cortes, além de ficarem deliciosos no forno ou na frigideira, podem brilhar e muito na churrasqueira. A l inha Perdigão na Brasa conta com opções perfeitas para quem quer inovar e enriquecer os churrascos, entre elas, pode-se destacar a Costela Suína , Copa Lombo ao Molho Chimichurri , Pancetta ao Toque de Limão e Picanha Suína ao Alho e Ervas .
• Tempero
Quando o churrasqueiro consegue encontrar o perfeito equilíbrio entre as ervas e os condimentos na carne suína, o resultado é uma explosão fantástica de aromas e sabores. A escolha de cada item depende do gosto de cada um, entretanto alguns são indispensáveis, como o limão, o alho, a pimenta do reino, o alecrim, a páprica, entre outros. Para a carne suína, diferente da bovina, é importante um tempo de tempero (marinada) para que ela possa absorver todos os sabores e ficar ainda mais suculenta. E para facilitar ainda mais a vida dos churrasqueiros, a Linha Perdigão na Brasa conta com cortes suínos já temperados.
• Ponto (tempo de brasa)
Antes de mais nada, deve-se lembrar que a carne suína, diferente do que muitos pensam, não deve ser servida muito bem passada (ou quase torrada). Pelo contrário, ela precisa estar suculenta e muito macia, pois só assim será possível sentir todo o seu sabor. O tempo que as peças devem ficar na brasa depende de diversos fatores, como o tipo de corte, a espessura, a altura em que a carne estará em relação ao fogo e, até mesmo, da quantidade de carvão na churrasqueira.
E para quem preferir grelhar filés, ao invés da peça inteira, vale lembrar que o ideal é que eles tenham entre 2 e 3cm de altura, dessa forma, com apenas 20 minutos de brasa eles estarão suculentos e no ponto ideal. Já para aqueles que optarem pela peça inteira, o tempo de churrasqueira pode variar entre 30 e 40 minutos.
• Acompanhamentos
Em um churrasco onde a carne suína é o destaque, os acompanhamentos são fundamentais, pois eles ajudam a ressaltar ainda mais o seu sabor.
Abacaxi na brasa: Os sabores adocicados formam uma combinação perfeita com a carne de porco. O abacaxi, que já é famoso nos churrascos, é uma boa pedida nesse caso. Prepará-lo é muito simples: Corte o abacaxi em fatias e deixe grelhar (se a brasa estiver muito alta, suba a grelha para não queimá-lo). Tire da churrasqueira assim que ele estiver dourado e, se preferir, jogue um pouquinho de açúcar mascavo e canela.
Vinagrete com azeitonas: Outra figura carimbada nos churrascos é o vinagrete. Ao incluir a azeitona nessa receita já tão conhecida pelos brasileiros, ele ganha um toque muito especial e que combina muito bem com a carne de porco, como a picanha suína, por exemplo.
Salada de folhas com manga e morango: o agridoce combina muito bem com a carne de porco. Ao incluir frutas na salada de folhas, além de dar uma cor ao prato, o corte suíno ganha ótimos aliados na função de encher o churrasco de cores e sabores.
Além desses, o queijo coalho, a farofa e o arroz também são ótimos acompanhamentos.