Dia das Crianças: confira como manter os pequenos hidratados no dia a dia

Dia das Crianças: confira como manter os pequenos hidratados no dia a dia
Foto: Oba Hortifruti

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, dá dicas para a hidratação das crianças e indica três receitas coloridas e de fácil preparo

A hidratação das crianças merece atenção sempre. Porém, no período de calor e de baixa umidade, é necessário redobrar os cuidados com os pequenos, já que a perda de água do organismo é mais constante nessa fase da vida, levando-os à predisposição à desidratação.

Cansaço, sonolência, boca e olhos secos e sensação de sede intensa são alguns sinais de desidratação. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, conta que uma criança atinge a quantidade ideal de água consumindo de 40 a 50ml – para cada quilo de peso corporal – ao longo do dia. “O ideal é ingerir água o suficiente para que a urina fique bem clarinha”, afirma. Essa quantidade também pode ser medida de seis a oito copos de 200ml/dia, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além da água, outros líquidos também são indicados como: água com gás, chás e sucos sem a adição de açúcar. “Sucos concentrados ou com adição de açúcar não são eficientes na hidratação”, ressalta a nutricionista.

Renata lembra que os sucos devem ser bem diluídos para auxiliar na hidratação e ainda indica o uso do melão, água de coco e frutas cítricas, como limão e maracujá, para a produção dos sucos.

Você pode gostar...