Vá além do trivial e descubra novos temperos para churrasco
Com sua riqueza de aromas e fragrâncias, ervas e especiarias dão sabor especial às carnes e provam que é possível ir além do sal grosso e vinagrete
Brasileiro é apaixonado por churrasco e não perde uma boa oportunidade para reunir familiares e amigos para assar a carne. Um churrasco diferenciado se faz não somente com peças de carnes selecionadas. A escolha dos temperos e o manuseio correto das ervas e especiarias na carne e também nos legumes são essenciais para que o assado fique inesquecível e saboroso.
Marca da General Mills e conhecedora dos aromas e sabores de ervas e especiarias, Kitano ensina a ir muito além dos tradicionais sal grosso e vinagrete. Opções de temperos não faltam. Conheça alguns deles:
Chimichurri
O chimichurri substitui com maestria o vinagrete graças à sua explosão de sabores. O tempero de origem argentina é um mix de diversas ervas aromáticas regadas a azeite e vinagre. O Chimichurri Kitano, por exemplo, é composto por grãos desidratados de pimentão vermelho, alho, salsa, orégano e pimenta-do-reino branca, em uma junção perfeita para carnes.
Outro ponto interessante do chimichurri é sua versatilidade. O tempero pode entrar antes, durante e depois da preparação da carne, seja como molho de churrasco, para marinar e também para umedecer a carne enquanto é assada.
Quer saber como se prepara um molhinho saboroso de chimichurri para molhar a carne ou também o pão? Basta utilizar o tempero chimichurri Kitano misturado a ¾ de xícara (de chá) de azeite, 1 ½ colher de vinagre e sal a gosto. Deixe o tempero curtir por pelo menos 30 minutos na mistura e aplique como desejar.
Pimenta calabresa
A pimenta calabresa pode ser utilizada de várias formas em um churrasco. O tempero apimentado tem muito espaço dentro de um churrasco: ajuda no preparo da carne ainda crua, e confere uma picância característica quando estiver pronta, seja como molho e também em geleias agridoces.
Feita a partir da desidratação da pimenta dedo-de-moça, a pimenta calabresa em grãos oferece picância interessante, por exemplo, à carne de cordeiro, que tem pouca gordura e é levemente adocicada, assim como na carne de porco.
Lembrando que a preparação do cordeiro deve ser feita bem antes do início do churrasco para que a carne pegue bem o gosto dos temperos.
Alecrim
Quando colocado sobre a carne, o alecrim exala um aroma marcante e amadeirado em contato com o calor, dando requinte ao prato. Muito utilizado na culinária italiana, a erva combina muito bem em carnes grelhadas. Além do sabor adocicado que transfere à carne, o alecrim oferece fragrância diferenciada.
Tomilho
O tomilho é aquele tempero para surpreender sem errar no churrasco. Essa erva é muitas vezes confundida com o orégano, mas tem um sabor bem próprio e é utilizado muito na cozinha europeia para temperos de carnes vermelhas. Sua vantagem é o fato de resistir bem a altas temperaturas sem perder sua essência, ideal, portanto, no início do cozimento para que solte gradualmente seu aroma na superfície da carne. Segue uma dica certeira do tomilho na carne!