ABIMA ensina quais são os molhos indicados para cada tipo de massa

dia-do-macarraoVocê sabe preparar macarrão? Parece até uma pergunta simples e de fácil resposta: basta cozinhar a massa em água fervente e sal, esperar alguns minutinhos e está pronto. Mas e a escolha do molho? Qual combina melhor com cada tipo de macarrão?

Muitas pessoas não sabem, mas devido ao formato, tamanho e modo de preparo, cada massa combina melhor com um molho específico. Temos mais de 40 tipos de macarrão produzidos no Brasil. No mundo, são quase 600 formatos diferentes que podem gerar as receitas mais diversificadas.

Diante de tantas opções, a equipe de culinaristas da ABIMA – Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias, Pão & Bolo Industrializados – explica quais são os melhores acompanhamentos para a sua receita.

Como regra básica, os molhos mais cremosos e viscosos são adequados para os macarrões mais grossos e de formatos curtos como penne e parafuso. Como têm formato cheios de curvas e buracos, eles capazes de capturar os pedaços e o suco do tempero. Já os molhos mais líquidos, à base de azeite, alho e tomate, ficam melhores com macarrões mais finos e compridos como o espaguete.

As massas secas (industrializadas) absorvem bastante o tempero. Por isso, vão bem com molhos marcantes como tomates, azeite, alho, ervas, frutos do mar e tudo o que dê personalidade a elas. Já as massas frescas, aquelas feitas com ovos, ficam melhores com molhos suaves, legumes ou simplesmente com manteiga. As recheadas, como ravióli, canelone e rondelle, tornam-se ainda mais gostosas se preparadas no forno e vão bem com molhos sugo, bolonhesa ou outros à base de queijo.

Abaixo, um guia simples com os principais formatos mais consumidos no Brasil:

– Espaguete: vai bem com molhos líquidos, que envolvem bem os fios, como ao sugo, bolonhesa, alho e óleo, molho de carne e de soja com vegetais.

– Parafuso, penne, fettucine, ravióli e capeletti: combinam com molhos mais fortes e condimentados, como pesto ou bolonhesa, e cremosos à base de queijo.

– Gravatinha e conchinha: excelentes opções para molhos de carnes e de vegetais. Ficam ótimos também servidos frio, como salada, ou com molho à base de iogurte ou rosê (neste caso o formato parafuso também pode ser utilizado).

– Talharim: molho bolonhesa ou outros tipos mais concentrados são ótimas opções.

– Cabelo de anjo: para os dias de frio são as melhores combinações para sopas.

Você pode gostar...