Das Bier dá dicas para tornar o chope ainda mais refrescante no Verão

Foto_002-2013 (Copos - Pilsen)A estação mais quente do ano está chegando e as altas temperaturas convidam para degustar um chope gelado. Mas você sabe como tornar a bebida paixão dos brasileiros, ainda mais saborosa e refrescante? O beer sommelier e gerente de produção da Das Bier Cervejaria, Leandro Schmitt apresenta alguns critérios de avaliação e dá dicas de como consumir a bebida durante os dias mais quentes.

Chopes ideais para consumo no Verão

O tipo Pilsen é um dos preferidos para esta época do ano, pois é considerado mais leve. Tem baixa fermentação, tornando a degustação ainda mais saborosa. Outro chope ideal para a estação é o Weizen (trigo), pois é cremoso, turvo, possui traços de cravo e notas frutadas, que proporcionam uma sensação refrescante.

Temperatura ideal do chope

A temperatura depende do tipo da bebida. Os chopes mais leves devem ser servidos com temperatura de 2º a 7º, como os tipos Pilsen e Weizen. Já as bebidas que possuem alta fermentação, devem ser consumidas com temperatura de 10º a 13º, como o Das Bier Stark Bier, que possui amargor acentuado, presença de toffee e rapadura. Independente do tipo de chope, ele deve ser consumido na temperatura adequada e não estupidamente gelado, pois amortece as papilas gustativas e inibe aromas e sabores.

O copo não precisa estar gelado

O copo tem que estar na temperatura ambiente. O consumidor deve ficar atento à higienização. Quando o copo está sujo, algumas bolhas se formam nas bordas do chope. A gordura do objeto elimina a espuma da bebida, fazendo com que o chope perca a carbonatação, alterando seu sabor e textura.

O que fazer para tirar um bom chope

Ao abrir a torneira, o copo deve ser inclinado a 45º, voltando gradativamente à vertical. Ao final, é necessário acrescentar colarinho com 3cm à 4cm de tamanho. O colarinho ajuda a manter a carbonatação, ou seja, todos os aromas, sabores e a temperatura ideal.

Você pode gostar...