Adoce seu paladar! 3 dicas de como harmonizar cervejas com chocolates

Adoce seu paladar! 3 dicas de como harmonizar cervejas com chocolates
Foto: Renato Rocha, da Toca da Cerveja

*Por Renato Rocha, especialista em cerveja artesanal e fundador da Toca da Cerveja – tocadacerveja@nbpress.com

Brasileiro é apaixonado por cerveja, e isso não é novidade! Não à toa, somos medalha de bronze no mercado consumidor mundial, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. O Euromonitor aponta esse fato, e estima que em 2021 o país vendeu mais de 13,3 bilhões de litros.

Com a disseminação das cervejas artesanais, a bebida saiu dos botecos e ganhou espaço à mesa em restaurantes sofisticados, harmonizando desde a entrada até a sobremesa. Por isso se engana quem pensa que a cerveja fermentada não combina com doces e chocolates, pelo contrário, essa demanda está crescendo.

Então, vou dar três dicas de como combinar diferentes chocolates com os melhores tipos de cervejas:

o Ao leite: o mais popular no paladar brasileiro, em sua composição é mais cremoso e gorduroso, a sugestão de harmonização são as de perfil torrado, com médio corpo e médio amargor, como as Stouts, Dry Stouts, Bocks e Dubbles;

o Amargo/meio amargo: com maior teor de cacau, são mais intensos e secos, e assim harmonizam com cervejas mais licorosas, potentes em termos de álcool e mais encorpadas, como as inglesas Portes, as belgas Dark e Strong Ale, que chegam aos 9,5% de teor alcoólico, sendo intensas e licorosas;

o Branco: o tipo com alto teor de gordura e sabor mais adocicado, harmoniza perfeitamente com rótulos mais frutados, com notas de uva, framboesa e morango, como Fruit Lambic, Brown Ales, que contam com notas de caramelo, e as Strong Pale Ales, com notas de toffee.

É preciso quebrar o tabu de que cerveja combina apenas com pratos salgados. Harmonizar chocolate com a bebida certamente irá trazer uma nova e saborosa experiência para o consumidor. E para tal feito, não precisa escolher nem um rótulo, nem uma marca sofisticada de chocolates, basta haver o match perfeito. Saúde!

Você pode gostar...