5 dicas do chef e beer sommelier para harmonizar sua ceia de Natal com boas cervejas

5 dicas do chef e beer sommelier para harmonizar sua ceia de Natal com boas cervejas
Foto: Curso Beer Sommelier & Home Brewer

Estilo biere brut lembra espumantes e é uma opção leve e festiva
O Brasil é o 3º país que mais consome cervejas em todo o mundo, sendo responsável por 7% do consumo de todo o planeta. Os dados são de uma pesquisa divulgada pela Credit Suisse e Statista e divulgada pela CupomValido (2021), o levantamento também aponta que o brasileiro ingere, em média, seis litros da bebida por mês.

Os amantes da cerveja – que estão planejando o consumo nas festas de final de ano – precisam ficar atentos à harmonização dos diversos estilos da bebida com a ceia. Para ajudar nesta escolha, ouvimos o chef e beer sommelier, professor do Centro Europeu, Guilhermo Spindola, que trouxe dicas valiosas:

1 – CERVEJA PARA A CEIA TRADICIONAL – Para muitos brasileiros o Natal é acompanhado de pratos como o peru ou leitão assados. “Nestes casos, que geralmente também acompanham farofa e arroz, eu recomendo usar uma cerveja do tipo Amber Ale e Brown ale, com malte mais tostado, puxando para o caramelo, que vai harmonizar bem com as notas de tostado e assado do peru e do leitão”.

Já para os que preferem incluir pratos a base de bacalhau, a cerveja que acompanha o prato deve mudar. “Uma de trigo, Weissbier e Witbier, combinam muito bem. Elas têm na composição, além do trigo, elementos de especiarias como o coentro e a casca de laranja”, explicou Spindola.

2 – CERVEJAS PARA CEIAS VEGETARIANAS – Quem não consome carnes ou derivados pode fazer um jantar que harmoniza bem com a Pilsner (ou Pilsen) ou com uma IPA.

“Uma dica de entrada é um mix de nuts, que fica super legal com a cerveja mais clássica e comum ao nosso paladar, a Pilsner que são leves e fáceis de beber, além de combinar com o clima do Natal, mais tropical. Como prato principal imagino uma massa com abóbora ou legumes grelhados, acompanhado de especiarias que remetem ao Natal (cravo, canela, noz moscada) e harmonizam bem com uma cerveja IPA ou de abóbora”.

3 – CERVEJA PARA MESA DE FRIOS – Quem planeja a ceia com queijos e embutidos também pode escolher as cervejas ideais. De acordo com o chef, a bebida é a mais fácil de harmonizar com esses alimentos “pensando em queijos macios, semiduros, de mofo branco ou mofo azul”.

Guilhermo explica que os queijos mais cremosos, como a Burrata, funcionam bem com uma New England IPA. “Já para um queijo Brie, uma cerveja Weissbier, que pode ser complementada com uma geleia no alimento. O parmesão funciona bem com IPAs tradicionais, queijos de cabra vão bem com cervejas Saison ou Farmhouse Ale, que têm as notas de leveduras mais selvagens e são bem interessantes de degustar”.

As opções mais intensas como queijo gorgonzola ou roquefort, podemos harmonizar com cervejas do tipo Barley Wine. “Pensando nos embutidos temos cervejas defumadas, um salame com defumação não tão intensa ou com embutidos, que são mais picantes fica legal para harmonizar com a IPA, que caiu bastante no gosto do público e tem bastante versatilidade”.

4 – DICA ESPECIAL DO CHEF – O especialista lembrou da tradicional rabanada. “É um prato saboroso e simples de fazer, que leva bastante canela, noz moscada, raspas de laranja e algumas pessoas colocam leite. Harmoniza muito bem com cerveja do estilo Tripel, finalizando com uma raspinha de laranja e mel”, orientou.

5 – CERVEJA QUE LEMBRA ESPUMANTE – Atualmente os estilos de cerveja são variados e agradam diferentes paladares, entre as opções está a cerveja que lembra a champagne. “É o estilo Bière Brut, que passa pelo método champenoise, usando levedura de champagne, é bem refrescante e harmoniza muito bem com as festas”, explicou.

CUIDADOS PARA SERVIR – Os rótulos das cervejas artesanais têm indicação da temperatura ideal para servir a bebida e também qual é o copo ou taça mais adequada.

Como nem sempre temos à nossa disposição grande variedade de taças, podemos apostar em peças coringas. “Temos a taça ISO, que é de degustação e funciona para cerveja e vinho. Existe também a Teku, que foi desenvolvida especialmente para tomar cerveja por um italiano, uma taça bem bonita e elegante”, explica o chef e beer sommelier, professor do Centro Europeu, Guilhermo Spindola.

APRENDA A HARMONIZAR CERVEJAS ARTESANAIS – Os amantes de cervejas que desejam se especializar podem ingressar no Curso Beer Sommelier & Home Brewer que é oferecido nos formatos presenciais e online pelo Centro Europeu. Além de preparar o aluno para produzir sua própria cerveja, o curso ensina técnicas de degustação, análise sensorial e harmonização gastronômica com a bebida.

São ministradas aulas de insumos, produções, técnicas de harmonização e contamos também com técnicas de serviços da bebida e glassware – adequação de taças à bebida. Os alunos recebem um case com taças para degustação, livro de conteúdos, caderno de análise sensorial, abridor de cerveja, kit de análise sensorial (on off flavors) e aproximadamente 40 rótulos de cervejas das principais escolas cervejeiras mundiais, para que possam acompanhar as degustações que serão conduzidas para cada aula.

Você pode gostar...