Além do arroz branco: como harmonizar bacalhau com diferentes tipos de arrozes?
O peixe clássico entre as famílias brasileiras para celebrar a sexta-feira santa, pode ser incrementado com combinações que valorizam ainda mais o prato. O tradicional arroz branco ainda é o acompanhamento mais usado e prático para quem não quer errar, mas vale a pena conhecer e apostar em tipos diferenciados.
Ana Paula Bruzza, chef de cozinha e parceira Tio João, explica que o bacalhau é um peixe saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas e com colesterol quase zero. Quando é servido com um acompanhamento de valores nutricionais relevantes, agrega valor ao prato em todos os aspectos. A chef destaca também que o peixe possui sabor e aroma marcantes, o que permite apostar em harmonizações neutras, como o arroz branco, para deixar apenas o sabor do bacalhau sobressair, contrastantes ou complementares, que provocarão diferentes sensações no paladar.
Arroz Preto
Para quem gosta de ousar, há opções para compor pratos que provocarão uma explosão de sabores. “O arroz preto, de origem chinesa, possui aroma e sabor acastanhados para aguçar o paladar. Os grãos curtos, arredondados e macios, com coloração preta quando crus, tornam-se roxos após o cozimento, conferindo visual marcante para o prato”, conta Ana Paula. Uma dica para prepara-lo é adicionar pedacinhos de damasco e peras, para obter um contraste entre o doce das frutas e o salgado do peixe.
Arroz Vermelho
O arroz vermelho também é outra opção que garante um prato simples, mas com um toque gourmet, graças ao seu sabor amendoado e cor intensa. Um dica de preparo é adicionar castanhas trituradas e ervas, as mesmas utilizadas no preparado do bacalhau. Por exemplo um blend de tomilho, alecrim e manjericão pode ser utilizado no tempero do bacalhau e também acrescido na finalização do arroz. As castanhas entram então para agregar uma textura crocante ao prato.
Arroz Italiano
Um risoto perfeito, cremoso e rico em sabores também é uma combinação para lá de saborosa para o bacalhau. Com grãos grandes e largos, o arroz tipo carnaroli absorve mais água e sabor dos temperos e libera uma pequena porção de amido durante o cozimento. O resultado é um arroz muito mais cremoso e com textura amanteigada. A dica é prepara-lo com um bom vinho branco, aspargos, queijo brie e bacalhau desfiado, para compor um prato único, que agrada aos mais refinados paladares e gostos.
Arroz Selvagem
“Outra alternativa de grande apelo gastronômico é o arroz selvagem, que pode compor um acompanhamento em formato de salada. É um arroz de sabor delicado e textura crocante, que rende uma salada deliciosa e perfeita para acompanhar peixes”, finaliza Ana Paula.
7 Grãos Integrais
Opção para quem quer um prato saboroso e muito nutritivo. O arroz 7 Grãos Integrais Arroz Tio João, composto por arroz integral, lentilha, semente de girassol, arroz vermelho, linhaça, quinoa e gergelim, oferece um mix de vitaminas, minerais e proteínas, que junto ao bacalhau assado, resulta num prato saudável e equilibrado com todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.