Festival da Gastronomia Orgânica promove alimentação saudável em São Paulo

Com crescimento do mercado e do consumo de produtos orgânicos, evento incentiva e desvenda esse tipo de alimento. Promoção, fomento, divulgação e degustação são os objetivos da Feira que acontece em outubro, em São Paulo.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o cultivo de produtos orgânicos aumenta 20% ao ano. Seguindo o mesmo caminho, a procura por produtos mais saudáveis, sem uso de agrotóxicos, também cresce na mesma proporção: média de 20% ao ano, de acordo com o Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos). Para mostrar esse crescimento, fomentar, promover e divulgar a produção orgânica e natural de alimentos e a culinária ecológica acontece a 5ª edição do Festival da Gastronomia Orgânica, de 16 a 19 de outubro, no Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes), em São Paulo. O evento, que acontece no Ano Internacional de Agricultura Familiar, trará a gastronomia evolutiva como tendência e caminho para uma melhor alimentação no planeta.

O consumo de produtos orgânicos no Brasil acompanhou uma tendência mundial de preocupação com a saúde, alimentação e livres de agrotóxicos. Ano passado, o mercado global desse tipo de alimento movimentou mais de US$ 60 bilhões. Acompanhando essa corrente, surge mais uma edição do Festival que irá reunir 50 expositores do segmento familiar, orgânico, ecológico e sustentável, criando um espaço para lançamentos de novos produtos que estejam alinhados com o conceito de sustentabilidade. “Essa é uma oportunidade que o público tem de conhecer os produtos orgânicos, fazer degustações e conhecer técnicas de preparo que preservem as características nutricionais dos alimentos. Também abriremos espaços para que os agricultores familiares, as empresas que mantém o mercado aquecido, passando pelos distribuidores até chegar ao consumidor final, exponham seus produtos. É um espaço democrático”, enfoca Leila D, chefe de cozinha e idealizadora do evento.

Para esta edição, várias novidades estão sendo preparadas. Serão 20 barracas e food trucks, mostrando que é possível consumir comidas saudáveis na rua. “O público poderá apreciar preparações com ingredientes orgânicos e opções deliciosas de chefs renomados de São Paulo e do Brasil. Ano passado foram vendidos 4.500 pratos orgânicos e vegan. É uma oportunidade única de conhecer o segmento”, afirma Leila D. Um dos principais destaques será a rodada de negócios, pensado para alavancar as relações comerciais que permeiam a agricultura orgânica, assim como a distribuição e fomento de toda a cadeia. Ela acontecerá nos dias 16 e 17, das 10h às 14h.

Haverá um espaço na feira de produtos orgânicos, familiares e sustentáveis com diversos expositores, principalmente da agricultura familiar – 85% do mercado é abastecido por eles –, processos artesanais e exclusivos apresentando as novidades para o público vegetariano e para os que apreciam os orgânicos. Várias empresas já estão confirmadas como Native, Blessing, Surya, Cia Orgânica, Emporium Vida (MG), Cooperativa Agreco (RS), entre outras.

Programação

IMG_0114O Festival da Gastronomia Orgânica contará com uma extensa programação que privilegiará pessoas de todas as idades. A Cozinha Show Kids e Espaço Brincar, por exemplo, será um ambiente para falar e aprender sobre a alimentação infantil saudável, com participação do movimento liderado pelo chef inglês Jamie Oliver chamado Food Revolution. Serão apresentadas atividades para as mamães com bebês e crianças de todas as idades, palestras e roda de conversas com quem cuida dos pequenos nas escolas e creches.

Outro destaque será a Cozinha Show, que contará com conversas e oficinas com chefs renomados da gastronomia orgânica e saudável. Para quem quiser se exercitar ou simplesmente relaxar, o Festival oferecerá o Espaço Bem-Estar, com práticas de meditação, yoga e massagem. Outro espaço será a Feirinha da Mudança – montada no último dia do evento –, destinada às iniciativas de ONGs e coletivos que promovem ações para contribuir com a alimentação saudável e orgânica, e também projetos de inovações sustentáveis, como Muda SP, Vector Equilibrium, Aliança Luz, Slow Food, entre outros. Na programação cultural haverá lançamentos de livros e discos, com autores divulgando seus trabalhos e experiências com a gastronomia orgânica; exibição de filmes, documentários e contação de histórias, com direito a pipoca e guaraná; e shows.

Saiba mais sobre a Feira no site http://festgastronomiaorganica.com.br/ e na Página do Facebook https://www.facebook.com/festgastronomiaorganica?ref=hl .

SERVIÇO
5º Festival da Gastronomia e Feira de Produtos Orgânicos de SP
Quando: 16 a 19 de outubro
Onde: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes).

Você pode gostar...