Bionicook – Primeiro fast food operado por robô está disponível para franquia no Brasil

Bionicook
Foto: Bionicook

A Bionicook é o primeiro fast food robotizado que, além de oferecer uma experiência incrível aos consumidores, traz retorno promissor no modelo de franquias.

E este modelo de negócio já existe e tem nome, chama-se Bionicook, o primeiro fast food robotizado do mundo desenvolvido pelo empresário brasileiro Fábio Rezler, que já conta com duas unidades em funcionamento no Brasil, sendo uma no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e outra na estação Carrão do metrô, na zona leste da capital Paulista. Além deste sucesso em solo brasileiro, o negócio já encantou consumidores estrangeiros onde foi destaque na feira de inovação Gitex Technology Week, em Dubai, um dos principais eventos de tecnologia do mundo.

“Inicialmente tínhamos um modelo tradicional, mas percebemos que seríamos apenas mais um no mercado e isso me incomodava. Era preciso ter algo surpreendente, que pudesse trazer alguma experiência de consumo incomparável, mas logicamente sem perder o foco na alta qualidade dos lanches. Precisava ser muito atraente ao consumidor e aos investidores. Por isso, após oito anos de trabalho intenso e administrando diariamente uma complexidade absurda dos mínimos detalhes (para ter ideia demoramos quase um ano apenas para ajustar o projeto das portas automáticas dos freezers), no final o robô conquistou a todos. Além da fantástica experiência, ele faz trabalhos repetitivos com máxima eficiência e precisão, oferecendo ao consumidor produtos sempre na mesma qualidade”, conta Fabio.

Robô franqueador

Com uma proposta de expansão mista entre lojas próprias e franquias, a Bionicook foi projetada para investidores que pretendem aplicar e rentabilizar o seu dinheiro em algo lucrativo e realmente novo. No Brasil, Fábio prevê chegar a 40 unidades até o final de 2022 e 200 unidades em até cinco anos. A cidade de Atlanta/EUA será a primeira em território estrangeiro a receber duas unidades até maio de 2022, de acordo com o plano de expansão internacional, assim como outras unidades para o mercado Europeu no segundo semestre.

No modelo de franquias o investimento inicial fica em torno de R$ 550 mil, com retorno estimado entre 24 e 36 meses. O grande diferencial neste modelo é que a Bionicook traz uma proposta de gestão híbrida, ou seja, por se tratar de um negócio 100% automático 24/7 (24 horas / 7 dias por semana), a própria Bionicook oferece a gestão das lojas ao investidor franqueado.

Como funciona

De maneira bem simples, o consumidor faz seu pedido por meio de uma tela digital touch screen e, imediatamente após confirmado o pagamento, o robô inicia o preparo. Com 18 opções de lanches e 15 de bebidas, o preparo é imediato e sem a intervenção humana.

“É um fast food de lanches rápidos ao estilo take away, recebidos embalados e congeladas de fábrica. Apenas para a validação do menu envolvendo pesquisa de mercado, testes de temperatura, tempo de preparo, sabor, validade e produção em escala foram quase dois anos de trabalho”, conta Rezler.

O CEO da Bionicook lembra ainda que este novo modelo de negócio gera uma gama enorme de empregos.

“Os robôs têm o objetivo de fazer os trabalhos mais repetitivos e perigosos. A célula robotizada no fast food traz um novo conceito que, na outra ponta, gera outras tarefas que só podem ser executadas por pessoas como a fabricação dos lanches congelados, assistência técnica, reabastecimento, higienização da máquina, suporte 24 horas e logística por exemplo”, finaliza.

Informações para franquias

Investimento inicial: a partir de R$ 550 mil
Payback: entre 24 e 36 meses.
Gestão: híbrida. É o grande diferencial, pois se tratar de um negócio 100% automático 24/7 (24 horas / 7 dias por semana), e a própria Bionicook faz a gestão das lojas para o franqueado.

Você pode gostar...