‘Cerveja em casa’ dá ao leitor os passos fundamentais do ofício de produzir cerveja

livroimage002 (1)Em Cerveja em Casa, que chega ao Brasil pela Editora Tapioca, Christina Perozzi e Hallie Beaune ensinam re­ceitas de cervejas para os mais diversos pala­dares e estilos. Organizado por mês, no livro estão receitas especiais adequadas a cada época do ano, desde cervejas mais leves como as blondes e a black smoke pale até cervejas mais encorpadas como brown ales e dubbels, acompanhadas de dicas de pratos que podem acompanhar as criações.

Já no início, elas avisam: não há regras. O leitor pode abrir o livro e seguir qualquer receita que o inspirar, porém vale observar o grau de dificuldade e verificar o nível em que se encontra como cervejeiro. A classificação criada pela dupla vai do mais fácil ao mais complexo; neófito (calouro); secundarista (subindo de nível); devoto (totalmente envolvido); e promíscuo (disposto a tudo).

Cada receita informa o estilo de fabricação (somente extrato, extrato com grãos especiais, mistura parcial, somente grão) como também os dados para cada cerveja: gravidade original (OG) estimada; gravidade final (FG) estimada; álcool por volume (APV); e Unidades de Amargor Internacionais (IBU).

O livro dá também dicas valiosas para a fabricação de cerveja em casa; como fazer uma cerveja com toque de uísque ou fazer uma deliciosa cerveja típica alemã em apenas 15 mi­nutos, mas também aponta os dez erros mais comuns que devem evitados durante a produção e um Apêndice com glossário, tabelas de lúpulos, de maltes e de leveduras, referências de softwares, sites, blogs e fontes de pesquisa impressas de livros e revistas especializadas.

Ficha Técnica:

Cerveja em Casa – Receitas e Dicas para Fabricar a sua Própria Cerveja
Título Original: The Naked Brewer
Autoras: Christina Perozzi e Hallie Beaune
Tradução: Marcos Malvezi
320 páginas
ISBN 978-85-67362-01-4
Edições Tapioca

AS AUTORAS

Christina Perozzi e Hallie Beaune são sommeliers de cerveja, consulto­ras, escritoras, mestras-cervejeiras e cozinheiras devotas de Los Angeles. São bastante conhecidas como es­pecialistas em cerveja e apresentam o especial de uma hora “Eat This, Drink That”, no Cooking Channel. Elas mantêm um site onde costu­mam postar informações sobre o tema: www.thebeerchicks.com.

Você pode gostar...