Comida congelada: processo mantém os alimentos mais saudáveis, seguros e saborosos 

Comida congelada: processo mantém os alimentos mais saudáveis, seguros e saborosos 
Foto: Pixabay

Nutricionista desmistifica o consumo de pratos que passaram por congelamento e aponta suas vantagens

Cada vez mais os consumidores têm buscado praticidade no dia a dia, principalmente na cozinha. Entre 2015 e 2020, a procura por refeições prontas cresceu 33% em todo o mundo e estima-se um crescimento de mais 27% nos próximos anos, segundo a Euromonitor Internacional. Com essa mudança no consumo, surgem novas preocupações, como a saudabilidade desses alimentos, principalmente os congelados.

Pensando nisso, a nutricionista Lilian Petri, responsável pela linha Good4You, da Swift, traz informações sobre o congelamento e desmistifica o processo, que garante nutrientes preservados, sabor e mais segurança alimentar. Abaixo, confira perguntas e respostas para quem quer reunir praticidade e saudabilidade no prato.

Alimentos congelados são saudáveis?

Diferente do que muitos imaginam, o processo de congelamento das refeições não faz com que elas percam vitaminas e minerais. Pelo contrário, esse procedimento garante sua saudabilidade por muito mais tempo, uma vez que interrompe a atividade no interior dos alimentos, fazendo com que os nutrientes durem mais. Outro aspecto interessante dos pratos é a praticidade. Se você tem alimentos prontos no freezer, vai comer melhor porque tem mais diversidade e opções pra compor suas refeições.

E o sabor, como fica no processo de congelamento?

O congelamento é uma forma eficiente de manter sabor e textura. Esse método permite que as características dos alimentos sejam preservadas, sem nenhum prejuízo nesse sentido. Além disso, é importante se ater às técnicas de preparo. Cada alimento (carnes, legumes e verduras) têm tempos de cozimento e armazenamento diferentes, então garantir que o fabricante – seja em processo industrial ou artesanal – saiba como preparar cada item, garantirá a qualidade final da refeição.

Quais são os melhores tipos de embalagem?

Embalagens plásticas estilo saquinho, de preferência as que são livres de BPA, são ótimas aliadas, pois com elas é possível eliminar todo o ar no recipiente, impedindo que fungos e bactérias se proliferem. Além disso, garantem a textura e a aparência dos alimentos.

Como devo armazenar alimentos congelados em casa?

O armazenamento adequado é bem importante. Para isso, você deve seguir as instruções no rótulo, além de sempre se atentar aos prazos de validade. Também é importante nunca descongelar e congelar novamente. Uma dica interessante é organizar o freezer de modo a deixar na frente o que vai vencer primeiro. E é sempre fundamental deixar o ar circular dentro do freezer para que o congelamento não seja prejudicado.

Se interessou pela facilidade dos congelados? A linha Good4You, da Swift, tem diversas opções de pratos prontos com aves, cortes bovinos e suínos e vegetarianos, além de acompanhamentos e caldos. As opções são embaladas em porções individuais com o processo de ultracongelamento, prontas para o consumo. São inúmeras combinações que proporcionam uma organização semanal ou mensal da alimentação para toda a família. A Good4You oferece sabor e qualidade de comida caseira, sendo uma alternativa para quem não quer renunciar ao prazer de comer bem, mas não tem tempo de preparar suas refeições. Para conferir as opções acesse: Link https://www.swift.com.br/good4you

Você pode gostar...