Queijos nacionais são uma boa opção para compor ceia de Natal e Ano Novo

Queijos nacionais são uma boa opção para compor ceia de Natal e Ano Novo
Foto: Centro Europeu

Final de ano se aproximando e já está na hora de planejar o cardápio da ceia de Natal e Réveillon. Para quem é apreciador e amante de queijos, é a oportunidade de colocar à mesa variações e possibilidades de sabores e apresentar a amigos e familiares diferentes texturas e sabores.

No Brasil, existe ampla variedade de queijos. Por isso, vamos explicar sobre alguns tipos de queijos nacionais, suas variedades e como foram criados. A chef Flávia Soni Rogoski, Mestre Queijeira, sócia proprietária da loja BonVivant e professora do Centro Europeu na disciplina de enogastronomia do curso de Chef de Cuisine – Restaurateur, ensina as melhores harmonizações para criar experiências únicas e inesquecíveis de sabor.

Um ponto muito importante é conferir a origem do produto para garantir a qualidade. “Ver se o queijo é fresco, recém porcionado, dentro da validade e que não sofreu mudanças de temperaturas”, afirma a chef.

Para as ceias de final de ano uma excelente opção para harmonizar com queijos é uma tábua de frios de entrada. Rogoski explica que para atender a todos os paladares, a tábua precisa ter pelo menos três tipos de queijo: “um queijo duro, um queijo com furo e um queijo com fungo, você consegue atingir uma grande variedade de paladares”.

=< Queijos duros
São os queijos com uma maturação mais longa e com aspecto mais quebradiço. Parmesão, grana padano e extra madurados holandeses, como gouda extra maturado prima donna, vermelho, azul são os mais indicados. “São queijos com maior presença de sal e uma textura farinhenta, o que traz uma quantidade de gordura mais alta para o paladar”, explica a especialista.

=< Queijos com furo
São queijos com textura mais amanteigadas, como o gouda, gruyère ou o emmental. “Todo o queijo com olhadura, ou seja, com furos, passa por uma fermentação do tipo propiônica, o que traz um dulçor ao paladar”, explica a chef.

=< Queijos com fungos
São queijos com sabor mais intenso e fortes, como o brie, camembert e gorgonzola. “Começando com esses, com certeza você irá agradar muito seus convidados”.

Uma dica da especialista é inserir dois tipos de embutidos, também chamados de carnes, como copa, lombo e presunto cru. “Pouco tempero na escolha da carne se haverá um jantar mais intenso na sequência”, recomenda a Mestre Queijeira. Além disso, queijos harmonizam muito bem com bebidas gasosas. “Toda bebida que tem gás, ou seja, as bolhas, ajudam na harmonização pois fazem a limpeza do sabor e te prepara para a próxima bocada. Como nossas festas de final de ano são no verão, indico uma bebida geladinha com carbonatação, como a cava, o champagne e espumantes.

=< Acompanhamento
Para acompanhar a tábua de frios e ajudar na experiência, a chef indica alguns produtos. Pães com mais miolo e poucos grãos ajudam a tirar a gordura da boca deixada pelo queijo. Maçã, pêra seca, tâmara e damasco também são ótimos acompanhamentos, pois trazem leveza ao paladar.

=< Temperatura
A chef lembra que para servir a tábua com queijos, o ideal é que as peças estejam em temperatura ambiente. “No verão eu recomendo tirar os queijos para o serviço uns 40 minutos antes da festa”, recomenda.

Você pode gostar...