Como ajudar as crianças na descoberta dos cinco gostos do paladar humano?

Como ajudar as crianças na descoberta dos cinco gostos do paladar humano?
Foto: Comitê Umami

O quinto gosto, o umami, pode ser um ótimo aliado para o desenvolvimento do paladar infantil

Quem disse que a hora do almoço ou do jantar não pode ser alegre e divertida? Para os pais e responsáveis que sentem dificuldade ao apresentar novos alimentos para as crianças, como legumes e verduras, os ingredientes ricos em umami podem ser ótimos aliados. Além de atraentes e saborosos, ajudam a diversificar o paladar dos pequenos, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento.

A doutora em Ciência de Alimentos pela Unicamp e consultora do Comitê Umami, Hellen Maluly, explica que antes mesmo de percebermos, o gosto umami já está presente na nossa vida. “Desde o nascimento, o bebê já experimenta o gosto umami pelo leite materno, que contém o aminoácido glutamato, principal composto umami, que atua diretamente na aceitação do bebê por este alimento e que é essencial para o seu desenvolvimento”.

Para ajudar os pequenos nessa viagem de descoberta dos cinco gostos do paladar (doce, salgado, azedo, amargo e umami), o segredo é começar desde cedo com a apresentação dos alimentos. Além do leite materno, encontramos o gosto umami em diversos alimentos, como tomates, milho, ervilha, cogumelos e também produtos de origem animal, como carnes e frutos do mar. Ao misturar esses ingredientes com outros que possuem gostos azedo e amargo, faz-se uma harmonização interessante, pois o gosto umami têm o poder de amenizá-los e isto faz com que não sejam rejeitados. Assim, a criança se acostuma com a variedade de gostos e cria uma dieta mais colorida e um dicionário sensorial na sua memória.

A importância da salivação para o desenvolvimento do paladar infantil

A doutora ainda explica que, assim como outros gostos, o umami promove aumento da salivação. Ela destaca que há uma diferença: a produção de saliva é um pouco mais intensa por conta do estímulo mais prolongado.

“O aumento da salivação faz com que a mastigação melhore, e os aromas presentes nos temperos sejam diluídos e se espalhem com mais facilidade pela boca para poderem entrar em contato com os receptores olfativos presentes na olfação retronasal”, ressalta. Esses fatores são essenciais para a melhora do paladar infantil para que os pequenos possam aprender e memorizar os diversos gostos e aromas presentes nos alimentos, e consumirem uma dieta mais equilibrada e saudável.

Além disso, procure utilizar temperos diversos, em quantidades adequadas, vinagre, limão, entre outras ervas e especiarias para que a refeição se torne mais prazerosa e a criança aprenda a consumir alimentos diversos.

Você pode gostar...