Dicas de uso: saiba como extrair a essência da pimenta calabresa

Dicas de uso: saiba como extrair a essência da pimenta calabresa
Foto: Kitano

A pimenta dedo-de-moça passa por desidratação e flocagem, que ajuda a durar mais, carregar mais sabor e resistir a altas temperaturas, para se transformar em uma nova versão 100% natural para usar sempre que quiser

Que a pimenta traz uma picância sem igual para qualquer refeição, isso não se discute. Mas alguns cuidados são valiosos para obter a essência da pimenta. Especialista em ervas e especiarias, a Kitano esclarece dúvidas e dá dicas de uso da pimenta calabresa desidratada comercializada em grãos.

Como a pimenta se transforma em grão?

A pimenta dedo-de-moça que conhecemos passou por processo de desidratação e flocagem para se transformar na pimenta calabresa em grãos, vendida em grande parte em embalagens, como o 100% Pimenta Kitano. O método natural de retirada do líquido de dentro da pimenta traz vantagens na hora de cozinhar.

“A pimenta calabresa não é uma espécie de pimenta. Ela é obtida a partir de processos de forma totalmente natural, e sem conservantes, para manter suas propriedades e possibilitar um tempero fresco por longo período, além de elevar todo o sabor”, explica Sabrina Jeha, herborista e especialista da Kitano.

Quais as vantagens da pimenta desidratada?

Uma delas é o sabor mais acentuado. A pimenta fresca contém água, que dilui um pouco do gosto da pimenta. Já o tempero seco preserva a essência da pimenta. Outro ponto positivo: temperos que passam por desidratação, como a pimenta calabresa, que é o tempero do mês da Kitano, duram muito mais tempo em relação às pimentas normais, estando à disposição para quando for preciso.

Uma terceira vantagem da pimenta calabresa desidratada: ela resiste muito bem a altas temperaturas de cozimento sem perder seu sabor, enquanto as pimentas frescas não reagem tão bem a períodos longos com altas temperaturas.

Usar durante a preparação ou na finalização?

Pelo fato do tempero desidratado não ter líquido para “desmanchar” na refeição, é interessante que a pimenta calabresa seja utilizada na preparação da receita para que ela tenha mais tempo para transferir todo seu sabor. É muito comum polvilhar a pimenta calabresa desidratada no começo da preparação.

Os temperos desidratados têm gosto acentuado e por essa razão não ficam à disposição na mesa igual ao saleiro, por exemplo. Já se utilizada na forma frescas, como a dedo-de-moça, são mais indicadas para finalizações, como molhos e saladas, pois os líquidos contidos dentro da pimenta se misturam rapidamente e facilmente à refeição.

Existe melhor maneira de conservar?

Para uma conservação longa, o tempero em grãos deve ser guardado de maneira que não haja contato direto com a umidade do ar, calor e agentes externos, fatores que abreviam a validade. As embalagens da Kitano são lugares ideais para a conservação dos temperos, pois promovem a vedação completa. Outra opção são os recipientes de plástico ou de vidro, desde que sempre vedados. Dica: se mudar a embalagem de armazenamento, faça etiquetas com esparadrapo para identificar os potes de tempero, o que evita ficar abrindo para se certificar se o tempero é o correto. O rótulo em esparadrapo pode ser retirado a qualquer momento e ajuda na hora de higienizar o pote.

Você pode gostar...