Como curtir as férias sem abrir mão dos bons hábitos alimentares

Receita de Lanche natural

Nutricionista dá dicas aos pais sobre alimentação correta para as crianças.

Férias, viagens e mudanças na rotina escolar. Durante este período, as crianças precisam de muita energia para brincar em casa, no playground, na piscina, no clube ou na praia. Nesta época do ano é bem comum deixar os hábitos saudáveis de lado, mas uma alimentação equilibrada pode ajudar nos momentos de diversão.

“É muito importante fracionar a alimentação. Realizar três refeições principais e de dois a três pequenos lanches intermediários por dia garantem que não ocorra diminuição do metabolismo e que a digestão aconteça de maneira adequada”, explica a consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), Alessandra Godoy.

Embora esta seja uma época de diversão, é preciso que os pais estejam atentos aos horários das refeições e aos excessos de doces, refrigerantes e frituras. De forma alguma vale chantagear ou usar uma comida favorita como recompensa. Segundo a nutricionista, esses alimentos podem ser consumidos com moderação, mas não podem substituir os que são ricos em nutrientes e nem serem ingeridos em grande quantidade. Esta é uma boa forma de conduzir a educação alimentar no período das férias.

Como exemplo, a especialista sugere uma composição de café da manhã ou lanche da tarde, baseada no Guia Alimentar da População Brasileira, que deve sempre conter:

  • 1 fonte de carboidratos para fornecimento de energia (pães, biscoitos simples doces ou salgados, bolo simples ou cereal matinal);
  • 1 fonte de fibras e minerais (frutas ou sucos);
  • 1 fonte de cálcio (leite, queijo ou iogurte).

A realização desta refeição sugere menores índices de sobrepeso/ obesidade. Outra dica importante, e até mais fácil, é o incentivo de atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico.

Nas férias, com a alta da temperatura, também é importante que a criança tenha uma boa oferta de líquidos, principalmente água, complementando com sucos de frutas naturais.

Você pode gostar...