Conheça os benefícios de incluir o cacau combinado com especiarias amazônicas para a saúde
A Viva Regenera, empresa especializada em alimentos nutricionais produzidos por meio de sistemas regenerativos, apresenta uma nova bebida em pó feita com cacau criollo e especiarias amazônicas: o Cacau Ativado da Floresta. A novidade é proveniente da agricultura regenerativa e de extrativismo sustentável que beneficia a floresta em pé e comércio ético, além de ser livre de pesticidas ou insumos químicos, sem glúten e lactose, ressoando com um público cada vez mais consciente e exigente.
A novidade leva como ingrediente principal o cacau criollo, uma variedade conhecida por ser uma das mais raras e apreciadas no mundo do chocolate. O cacau é minimamente processado em temperaturas inferiores a 42ºC, considerado cru, e assim mantém todos os seus nutrientes componentes. Além do fruto, o lançamento traz uma combinação de especiarias amazônicas cuidadosamente selecionadas: cumaru, também conhecido como “baunilha da Amazônia”, puxuri, que lembra a noz-moscada em aroma e sabor, e um toque sutil de pimenta assîsî. Abaixo, selecionamos os principais benefícios de cada ingrediente para a saúde. Confira os detalhes.
Cacau Criollo: é considerado a joia da floresta de sabor raro, fino e sabor inigualável. Mas você sabe o motivo dele ser tão especial? O cacau criollo peruano é considerado por muitos a variedade mais preciosa e valorizada. Segundo estatísticas, apenas 3% do cacau do mundo é da variedade “criollo”. Essa potência nutricional cresce na divisa entre a floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes, em sistemas agroflorestais que respeitam as mãos de trabalho e ajudam a natureza a prosperar. A ausência de taninos que normalmente confere ao cacau amargor e adstringência, torna o incomparável no sabor doce e delicado e na cremosidade e preenchimento da boca.
Curumaru: a baunilha da floresta Amazônica. O curumaru é o segredo bem guardado da floresta, oferecendo um toque doce que encanta os sentidos. Rico em fitonutrientes, ele é aliado na manutenção de uma vida saudável, apoiando funções respiratórias e trazendo equilíbrio para o corpo. Ele também ajuda a remover bactérias do corpo naturalmente, além de limpar os germes do nosso sistema biológico.
Pimenta Assîsî: é considerado um legado da sabedoria indigena. Diretamente da Amazônia, mais precisamente da Calha Norte paranaense do rio Amazonas, a Pimenta Assisi proporciona uma experiência sensorial mágica. A produção e o consumo é uma das formas de expressão da cultura indigena Waiwai, prática que dá significado à relação entre este povo e o território, numa das áreas mais conservadas do planeta.
Puxuri: conhecido como noz-moscada brasileira, suas sementes têm aroma intenso, enriquecendo a mistura com nuances exóticas e envolventes. Este tesouro da Amazônia é rico em compostos fenólicos e bastante utilizado na medicina popular no tratamento de doenças estomacais e como “calmante” para tratar insônia, nervosismo e irritabilidade.