Cuidado com a saúde corporal para um 2022 mais saudável e produtivo

Cuidado com a saúde corporal para um 2022 mais saudável e produtivo
Foto: Pixabay

Especialistas dá dicas de práticas para o dia a dia

Uma pessoa quando deseja ser mais saudável e produtiva, adota medidas relacionadas no âmbito pessoal e profissional como hábitos benéficos a saúde e metodologias para facilitar a realização das tarefas e otimizar o tempo. Pois um indivíduo que não se encontra em um estado pleno de saúde, certamente encontrará problemas para obter os resultados e sonhos que almeja.

A coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, Audrei Fortunato Miquelote, ressalta a importância de mudar os hábitos, se manter ativo e cuidado saúde “Hoje em dia a Fisioterapia, através das suas variadas especialidades, contribui diretamente no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, desde os tradicionais tratamentos de recuperação física, passando pela beleza estética, até a harmonia entre corpo e mente. Existem diversas frentes de atuação de um profissional da área em prol de melhorar a qualidade da vida de uma pessoa”.

A fisioterapia pode agir de forma muito benéfica às pessoas que permanecem em postura inadequada por muito tempo, visto que uma má postura pode desencadear desde dores crônicas no pescoço, nas costas e até nos pés a problemas respiratórios e desconfortos abdominais. No momento atual, de pandemia, o ficar em casa tem aumentado, pois muitos foram para o home office e com isso é natural o aumento de horas sentados. Na grande parte, não damos muita atenção a nossa postura —a verdade é que podemos até iniciar o dia com a postura mais correta e, com o passar do tempo vamos nos acomodando; ou mesmo damos atenção a ela com a idade ou o aparecimento de algumas dores e desconfortos.

Confira algumas práticas para o dia a dia importantes e que poderão somar na sua qualidade de vida corporal:

  • praticar exercícios físicos regularmente com o acompanhamento de um profissional;
  • ajustar o mobiliário sempre na altura ideal, conforme o seu tipo físico;
  • manter o encosto da cadeira proporcional à sua altura;
  • posicionar monitores e notebooks abaixo do seu eixo visual horizontal;
  • deixar os pés apoiados no chão ou em um suporte adequado.

“Há diversas formas que a fisioterapia pode auxiliar nessas complicações que a má postura pode desencadear ao paciente, e uma boa avaliação seguida de um protocolo de tratamento pode livrar a pessoa de dores crônicas e que interferem no seu dia a dia, limitando atividades ou até mesmo impedindo que estas sejam feitas. Uma das formas de tratamento é feito através do alongamento” destaca Audrei.

Outra ação que beneficia a saúde do corpo é o alongamento “O hábito de alongar-se tem que ser constante, de preferência todos os dias, e adequado para desfrutar dos benefícios. A prática favorece as fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente. É importante ressaltar que não pode sentir dor ao alongar-se e deve fazê-lo de forma correta, com calma, relaxado, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.”. São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área da saúde como fisioterapeuta e profissional da educação física. Veja as vantagens elencadas pela especialista:

  • Proporciona o bem-estar físico e mental do praticante;
  • Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
  • Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
  • Restringe os riscos de disfunções da coluna;
  • Melhora a postura;
  • Diminui a tensão muscular;
  • Ameniza cólicas menstruais em atletas;
  • Suaviza a irritabilidade muscular;
  • Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem-estar;
  • Diminui a incidência de cãibras;
  • Benefícios aos órgãos internos, pois a prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas;
  • Estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo.

“No contexto geral toda atividade física traz benefícios e melhora a qualidade de vida de uma pessoa, de criança a idoso ou do sedentário ao atleta. Porém quando já temos alguma complicação já instalada por má postura ou vícios de movimentos inadequados, é muito importante uma boa avaliação e o tratamento fisioterapêutico correto para que ocorra uma reabilitação e o alívio da dor, alcançando assim um grau de liberdade e qualidade de vida” enfatiza a especialista.

Você pode gostar...