DellMare dá dicas de como escolher o melhor camarão para cada receita

DellMare dá dicas de como escolher o melhor camarão para cada receita
Foto: Thiago Maziero

Segundo a marca, na hora do preparo é importante considerar características como tamanho, tipo e forma de preparo

O camarão é um dos ingredientes mais marcantes da gastronomia e está presente em um amplo leque de receitas, tanto brasileiras quanto internacionais. Mas na hora de comprar o produto, as coisas podem ficar mais difíceis, considerando as diversas opções disponíveis no mercado. A DellMare, por exemplo, trabalha com o camarão cinza, uma espécie nativa, em mais de dez formatos diferentes, com variações de tamanho, formato e maneiras de preparo.

Para a marca, especializada em pescados e frutos do mar congelados de qualidade, é fundamental saber escolher o camarão certo para cada receita, considerando os seguintes pontos:

Preparação:

Ainda que congelado, o camarão pode ser encontrado inteiro e descascado, com ou sem calda. Os inteiros são bons para petiscos, enquanto os sem casa são indicados para receitas. Já a presença ou ausência da calda vai de acordo com a escolha do cozinheiro para a montagem do prato, pois pode dar mais charme para finalização.

Tamanho:

Camarões podem ser encontrados em diferentes tamanhos, como no caso da linha DellMare. Enquanto os menores possuem sabor mais intenso e podem ser usados para sopas, recheios de tortas ou receitas com muitos ingredientes, como o cuscuz paulista, os grandes são ideais para pratos mais delicados em que o camarão é o grande destaque. Para outros preparos o camarão pode ser tão importante para o visual, quanto para o sabor e nesses casos é indicado o uso do de tamanho médio.

No entanto, é necessário lembrar que o camarão tem o gosto mais sutil que algumas outras proteínas, por isso deve-se evitar temperos muito fortes nas receitas. Ervas mais suaves como o orégano, o alecrim, o manjericão e outras ervas provençais podem trazer mais aroma para os pratos, sem mascarar o fruto do mar.

Vale ressaltar também que no caso de camarões congelados, como os da DellMare, é importante fazer o descongelamento com antecedência, de preferência usando o método lento na geladeira, com os camarões ainda na própria embalagem. Ainda que os produtos da marca possuam as mesmas propriedades dos in natura, o descongelamento rápido (feito no micro-ondas ou com água quente, por exemplo) pode comprometer a textura e o sabor.

Você pode gostar...