Prefere café ou chá no seu drink? No Dia do Bartender, aprenda receitas de drinks diferentões para fazer em casa

No dia 04 de outubro é comemorado o dia nacional do profissional responsável pelo preparo de drinks clássicos, modernos, sazonais e autorais: o bartender. O que muita gente não sabe é que a profissão exige que sejam também excelentes ouvintes e confidentes dos seus clientes. “Muitos pensam que ser barman é só fazer e criar drinks. É mais que isso. Ser barman vai além do balcão, a gente precisa ter hospitalidade e carinho com o cliente. Se não recebê-lo bem, desde a entrada até a saída, seu drink não será lembrado”, disse Denilson Saldanha dos Santos, bartender há oito anos.

Para comemorar o dia, Denilson, que atua como chefe de bar no Spot Urbano , separou três receitas de drinks para qualquer um se aventurar em casa. Inclusive, dois deles são autorais e devem entrar na nova carta do Spot Urbano ainda este mês.

Bora lá?

Black martini

O primeiro da lista é autoral e, principalmente, para quem ama café ou drinks mais encorpados.

Ingredientes: rhum com especiarias (ou sem), licor de cacau e café espresso. Além disso, pode acrescentar nibs de cacau por cima quando o drink já estiver pronto.

Na dosagem, o ideal por taça é colocar 30ml de licor de cacau para 30ml de café expresso, o rhum é a gosto. Neste drink da foto, foram usados 60ml de rhum.

Black martini
Foto: Spot Urbano

Break TEA

O nosso segundo drink também é autoral do Denilson. Com o elemento chá entre os ingredientes, o drink é bem refrescante, ideal para um fim de tarde.

Ingredientes: gin da sua preferência, chá de pêssego, suco de abacaxi, suco de limão siciliano e xarope de capim santo. Para deixar bem bonito e refrescante, coloque por cima do drink já pronto, gomo de limão siciliano flambado e coroa do abacaxi.

Para uma copo de 400ml como é o caso da foto, o ideal fica em torno de 25ml de chá e pêssego, 30ml de suco de abacaxi, 25ml de suco de limão siciliano e 20ml de xarope de capim santo. A dose do gin vai de acordo com o gosto. No drink da foto, colocamos todas as medidas acima e 50ml de gin.

Break TEA
Foto: Spot Urbano

Fitz Gerald

O Fitz Geral é um clássico dos bares é bem fácil de preparar.

Ingredientes: gin da sua preferência, suco de limão, xarope de açúcar e angostura Bitter. Assim que estiver pronto, pode colocar twist de limão siciliano por cima.

Para um copo de 400ml, como na foto, utilizamos 60 ml de gin, 25ml de suco de limão, 15ml de xarope de açúcar e 2ml de angostura Bitter.

Todos estes drinks são feitos no mesmo processo, colocando os ingredientes em uma coqueteleira ou algo similar que permita a mistura, adicionando gelo e seguido de uma coagem dupla para um copo.

Fitz Gerald
Foto: Spot Urbano

Estes e outros drinks do Denilson estão disponíveis no Spot Urbano Gastropub, localizado na Av. Imirim, 368, zona norte de São Paulo.

Você pode gostar...