Dia do Nutricionista: em comemoração à data, especialista dá dicas de alimentação saudável; confira os melhores alimentos para incluir na sua dieta

Dia do Nutricionista: em comemoração à data, especialista dá dicas de  alimentação saudável; confira os melhores alimentos para incluir na sua  dieta
Foto: Armazém Tio João

Seguir uma rotina alimentar leve e saudável, livre de alimentos processados e ultraprocessados, pode ajudar a prevenir uma série de doenças. A mistura brasileira, arroz e feijão, sai à frente quando o assunto é saúde e a nutricionista explica o porquê.

Profissionais responsáveis por desenhar planos de alimentação e dietas específicas, capazes de promover uma transformação genuína na saúde das pessoas, os nutricionistas têm seu dia celebrado em 31 de agosto, data em que foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas, hoje conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

Para comemorar a data, uma das melhores maneiras é, justamente, retratando o propósito destes profissionais aos seus pacientes, colocando em evidência os alimentos a serem incluídos em uma dieta saudável, capazes de trazer equilíbrio e qualidade de vida a todos que estão abertos a seguir uma rotina alimentar mais limpa, livre de alimentos ultraprocessados.

De acordo com a nutricionista Dra. Aline Maldonado Franzini de Alcântara, uma dieta rica em nutrientes e completa é capaz de evitar diversas doenças, bem como suas complicações. “O consumo de alimentos industrializados, fast foods, ricos em sal e açúcar, gorduras, frituras e bebidas alcoólicas, além de muitas vezes configurarem calorias ‘vazias’, podem aumentar a produção de substâncias inflamatórias no nosso organismo e, consequentemente, aumentar o peso corporal. O sobrepeso e a obesidade têm grande relação com uma série de doenças, dentre elas a diabetes, as altas taxas de colesterol e a sobrecarga de ossos e articulações. Embora o consumo calórico com estes alimentos se torne alto, ficamos mais desanimados e sedentários com o passar do tempo”, aponta.

A especialista salienta que uma alimentação balanceada deve contar com a presença de todos os grupos alimentares, inclusive, de carboidratos ricos em nutrientes e propriedades que promovam a saciedade, como é o caso da mistura brasileira, arroz com feijão. “O arroz e o feijão lideram a lista de alimentos que, se consumidos na quantidade adequada e de maneira equilibrada, não engordam, e ainda ajudam as pessoas que querem perder peso, pois promovem a sensação de saciedade, oferecendo nutrientes para o bom funcionamento do organismo. O arroz é rico em metionina e cisteína e pobre em lisina, já o feijão, rico em lisina e pobre em metionina e cisteína. Assim, combinados, nos fornecem todos os aminoácidos essenciais; tanto que o Guia Alimentar do Ministério da Saúde recomenda o consumo diário de ambos”, destaca a nutricionista.

Falando especialmente do arroz, existem ainda outros tipos além do tradicional branco, que devido ao alto poder nutricional são considerados superalimentos, como é o caso do arroz negro. “Para variar o cardápio, podemos e devemos incluir esses outros arrozes na alimentação semanal. O arroz negro, por exemplo, ajuda no bom funcionamento do intestino, reduz o colesterol, controla a glicemia, previne doenças degenerativas, cardiovasculares e até mesmo o câncer. Como ele é rico em antocianina, a substância que dá a coloração ao grão, tem grande potencial para proteger o corpo dos radicais livres. Além disso, é um alimento rico em vitaminas A, B1, B2, B6, B12, cálcio e zinco. Para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana ele pode ser um ótimo aliado, pois apresenta teores de ferro e magnésio elevados, o que previne a anemia e a osteoporose”, complementa Dra. Aline.

Seguindo este conceito, a Josapar, uma das maiores empresas alimentícias brasileiras, oferece um amplo portfólio de produtos, que contempla diferentes marcas como Arroz Tio João e Meu Biju e seus diversos tipos de arrozes e feijões. Além das principais redes de varejo, os alimentos podem também ser adquiridos pelo e-commerce Armazém Tio João. Para se inspirar no preparo de pratos diferenciados com arroz e feijão para o dia a dia, a marca Meu Biju disponibiliza, ainda, uma série de receitas em seu site .

Você pode gostar...