Dia dos Pais: descubra como as carnes vermelhas atuam na saúde masculina

Dia dos Pais: descubra como as carnes vermelhas atuam na saúde masculina
Foto: Oba Hortifruti

Renovação celular, fortalecimento do sistema neurológico e proteção do DNA são alguns dos principais benefícios promovidos

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, traz dicas de 5 deliciosas receitas para aproveitar a data com momentos únicos e cheios de sabor

Com a chegada do Dia dos Pais, é hora de buscar as melhores preparações para celebrar ao lado das figuras paternas que nos acompanham e nos ensinam todos os dias. E uma excelente dica é apostar em carnes vermelhas, pois, além de versáteis, oferecem diversas propriedades à saúde dos homens.

Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, as carnes vermelhas são boas fontes de proteínas, ferro e zinco. As proteínas são responsáveis pela renovação celular e pelo ganho de massa magra, além de atuarem na produção de todos os tipos de tecidos que nosso corpo precisa. Já o ferro, importante aliado na prevenção de anemias, atua nos sistemas imunológico e neurológico. Enquanto o zinco, componente fortalecedor da imunidade, também oferece benefícios relacionados aos aspectos de fertilidade masculina.

A especialista esclarece que o alimento é rico em vitaminas de complexo B, que atuam no metabolismo energético e na proteção do sistema nervoso central e do DNA. “Além disso, as carnes fornecem gorduras, importantes fontes de energia que, se consumidas na medida certa, auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis, como as dos complexos A e E”, explica.

Estudos recentes, publicados no PubMed, mostram que o consumo de carne vermelha é indicado, desde que dentro de um contexto alimentar saudável e com variação dos tipos de proteínas consumidas. “De modo geral, é importante optar por carnes frescas, com cortes in natura, ao invés da ingestão frequente de opções processadas, como linguiças e embutidos”, diz Renata.

Dicas de consumo e harmonização

Se o seu pai não dispensa uma boa cerveja para celebrar momentos especiais, a nutricionista recomenda as variedades mais escuras, pois são ideais para acompanhar carnes vermelhas. Mas, alerta que a bebida não é uma fonte nutricional e, portanto, deve ser ingerida com moderação.

Quanto à forma de consumo da proteína, a especialista conta que as preparações mais simples ganham o coração dos admiradores de receitas tradicionais. Carne de panela, carne assada e bife acebolado são as favoritas. Para isso, o ideal é ter em mãos itens de qualidade, como facas com um bom corte e panelas antiaderentes, que facilitam ainda mais o preparo.

Aproveite 5 receitas irresistíveis e, para acertar na harmonização, confira as cervejas da linha Dusza, os cortes selecionados do Oba Reserve e os diversos utensílios da campanha de Selos de Desconto. Todos esses itens estão disponíveis em qualquer uma das mais de 70 lojas do Oba Hortifruti!

Você pode gostar...