Aprenda a escolher o chocolate mais saudável para a Páscoa

Aprenda a escolher o chocolate mais saudável para a Páscoa
Foto: Universidade São Judas

Nutricionista da Universidade São Judas dá dicas de como evitar exageros na ingestão do alimento
 

Muito consumido no Brasil e no mundo, o chocolate é um dos produtos mais desejados na Páscoa. A nutricionista e professora Luciana Marchetti, dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade São Judas, integrante do Ecossistema Ânima Educação, explica que é possível consumir a delícia sem prejuízos à saúde e à dieta alimentar.
 

O chocolate tem o seu lado bom: é rico em flavonoides, uma substância que combate os radicais livres, e tem ação antioxidante. Ele fornece energia, ajuda no aumento do HDL (colesterol bom), pode contribuir no controle da pressão arterial e confere sensação de bem-estar.
 

Segundo a especialista, o segredo é escolher bem o produto e dosar o consumo diário. “Para se beneficiar dessas propriedades, o recomendado é consumir chocolates com alto teor de cacau, o chamado amargo, contendo de 60 a 85% de cacau. Chocolates com muito açúcar e gordura adicionada não oferecerão os mesmos benefícios”, ensina.
 

O chocolate amargo pode ser consumido diariamente em porções de até 30 gramas. “Desta forma, não se passa vontade na Páscoa e ainda se aproveita todos os benefícios nutricionais dele”, ressalta a profissional.

Origem — O chocolate é nativo das Américas, onde era consumido pelos povos maias, astecas e olmecas, servido em forma de bebida. Somente muito tempo após o seu descobrimento, ele foi melhorado, tornando-se indispensável na confeitaria.
 

Feito a partir das amêndoas (sementes, na terminologia botânica) do cacaueiro, uma árvore que tem por nome científico Theobroma cacao L, o chocolate tem vários teores de cacau e cada vez mais puros, isto é, com menos ingredientes na composição.
 

Já surgiu até o movimento bean-to-bar, traduzido para o Português, da semente à barra — que defende chocolates produzidos por um artesão desde as sementes de cacau até a barra.

A origem do cacaueiro é amazônica, na região da divisa entre Colômbia, Equador, Peru e Brasil. Todo cacau cultivado no mundo veio dessa região. Eles foram sendo levados para outros lados pelos indígenas e posteriormente pelos colonizadores.
 

Mas, no final das contas, todo o cacau veio da área entre a Amazônia e a Bahia. Mais tarde, da Bahia, os portugueses espalharam o cacau pelo mundo.

Você pode gostar...