Dicas e receitas para o Dia das Mães

Em tempos de isolamento social, as reuniões familiares e celebrações de datas importantes serão bem diferentes. À mesa, computador e aplicativos de celular como ferramentas para reunir a família no tradicional almoço de domingo e, para celebrar o Dia das Mães, comemorado no próximo dia 10, inovar no cardápio pode ser a opção.

O autêntico Bacalhau da Noruega é o Gadus morhua (da família Gadidae), que vem das águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Polo Norte, na Noruega, garantindo a melhor qualidade e o sabor único. A Noruega possui o maior estoque de bacalhau do mundo. O Bacalhau da Noruega é altamente saudável, tem baixo teor de gordura – cada 100g do peixe possui aproximadamente 160 calorias, é fonte de proteínas, cálcio, ferro e rico em ômega 3, além de ser livre de conservantes artificiais, porque é apenas peixe e sal.

O conhecimento e a experiência únicos da Noruega constituem uma das maiores comunidades de pesquisa e desenvolvimento em pesca e produtos do mar do mundo. Seafood from Norway é a marca representada pelo Conselho Norueguês da Pesca, que, além de ser usada globalmente, é símbolo de origem e da qualidade dos produtos exportados pela Noruega para o mundo todo.

Além do Gadus morhua, há outros peixes da mesma família (Gadidae) que são salgados e secos da mesma forma e com o mesmo padrão de qualidade. Apesar de espécies de peixes diferentes, passam pelo mesmo processo, e são ideais para diversas receitas.

O Saithe é o mais comercializado no Brasil. Ele possui um sabor mais forte e coloração menos clara. Quando cozido, sua carne macia desfia com facilidade. É perfeito para preparar bolinhos, saladas e ensopados.

O Zarbo é o menor entre os peixes da família Gadidae. Possui uma carne branca suculenta e um sabor característico de marisco devido ao habitat natural no leito do mar, nos profundos fiordes da Noruega. É ótimo para a preparação de pratos desfiados, caldos, pirões e bolinhos.

O Ling é o mais estreito entre os peixes da família Gadidae. A carne branca e apetitosa é perfeita para pratos desfiados, assados, cozidos e grelhados.

Na hora de comprar o bacalhau, é importante checar a origem do produto para ter a certeza de que está levando para casa o autêntico Bacalhau da Noruega. Essas informações estão disponíveis na etiqueta e também na logomarca da Seafood from Norway, representada pelo Conselho Norueguês da Pesca, que, além de ser usada globalmente, é símbolo de origem e da qualidade dos produtos exportados pela Noruega para o mundo todo.

É muito importante analisar a cor do peixe, porque isso mostra a qualidade do produto. A coloração varia de acordo com o tipo de bacalhau e a cor branca não significa um produto melhor. Se certificar de que o bacalhau está seco, sem nenhuma parte visivelmente úmida e descolorida, é outro passo importante. Para obter o sabor clássico do bacalhau é importante que ele seja seco e salgado, pois isso garante a qualidade premium do autêntico Bacalhau da Noruega.

Primeira etapa – Como dessalgar:
O tempo de dessalgue do bacalhau depende da altura das postas e a peça escolhida. O indicado é a colocação do bacalhau em recipiente de água fria, com pedras de gelo, dentro da geladeira e usar duas partes de água para cada parte de bacalhau.

Indicação de tempo de dessalgue e troca de água:
· Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas)
· Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas)
· Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
· Postas muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
· Lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)

Escolhendo a receita para o Dia das Mães

Você pode gostar...