Dicas para escolher os pescados para a Sexta-feira Santa
Em uma semana em que os alimentos mais procurados são os peixes e pescadosem geral, a higiene e qualidade são fatores essenciais para garantir a saúde dos consumidores.
Pensando nisso, é importante seguir algumas dicas para não errar na compra do pescado.
O Chef nacional e internacional Vavo Krieck, que também é professor dos cursos de gastronomia do Centro Europeu, explica que uma das melhores formas de garantir um peixe de qualidade é priorizar a compra pescados vindos o mais próximo possível da região em que estão sendo comercializados.
“Escolher pescados produzidos regionalmente significa que os frutos do mar não terão viajado grandes distâncias para chegar até o consumidor. O longo trajeto de transporte pode gerar dúvidas no acondicionamento e armazenamento. Além disso, o incentivo ao consumo de produtos regionais pode resultar em economia”, alerta Krieck.
Além disso, ele orienta aos consumidores que se atentem na hora da escolha ao aroma e a aparência do pescado.
“Para peixes inteiros eles deverão ter o cheiro habitual, os olhos salientes, brilhosos e transparentes e as guelras, que ficam atrás da cabeça do peixe, devem estar bem vivas e bem vermelhinhas”, orienta. “Já os filés de peixes precisam ter uma carne firme, sem manchas escuras ou amareladas”, completa.
Para os camarões, eles devem apresentar a cabeça e a carapaça ligados ao corpo de maneira firme, além de também apresentarem a curvatura original desses animais e não possuírem manchas.
Já o consumidor que irá optar por frutos do mar congelados é importante ressaltar que o produto tem que estar no freezer, não pode estar amolecido