Do ovo frito aos pratos gourmets: o toque especial da pimenta-do-reino

Do ovo frito aos pratos gourmets: o toque especial da pimenta-do-reino
Foto: Kitano

Especiaria que há séculos encanta as pessoas, essa pimenta combina com diversos tipos de receitas e não pode faltar na cozinha

A pimenta-do-reino é uma das especiarias mais consumidas no mundo e durante séculos foi negociada a peso de ouro por sua incrível capacidade de dar sabor a uma variedade de alimentos. Ela entra em qualquer momento na cozinha, desde preparos simples a receitas especiais, do cozimento a finalização, sempre proporcionando picância e realçando o aroma do prato.

Marca da General Mills e especialista em temperos naturais, a Kitano está com a campanha “Temperos do Mês” e ensinará ao longo dos próximos meses a dar toques especiais com diferentes ervas e especiarias. A pimenta-do-reino foi a escolhida para o mês de outubro.

Falando em pimenta, você sabia que só no Brasil a pimenta preta é chamada de “pimenta-do-reino”? No período colonial, a especiaria era conhecida como “pimenta de Portugal”. Com a colonização do país e reinado dos portugueses, por aqui foi batizada de pimenta-do-reino. Em outras localidades do mundo é conhecida como pimenta preta ou até mesmo pimenta redonda.

A picância desse tempero eleva o gosto dos pratos no tom ideal e respeita o sabor natural da refeição. Agora que está por dentro de tudo sobre pimenta-do-reino, mostre seu prato nas redes sociais marcando @Kitano.Brasil com a hashtag #ReceitasKitano.

Temperando o ovo

O tradicional ovo frito é ótimo para acrescentar em uma refeição para completar o prato, comer com pão ou comer sozinho mesmo. Com uma pitada de pimenta-do-reino em pó Kitano, que tem um sabor forte e é levemente picante, o ovo frito ganha um sabor diferenciado. Essa especiaria também é muito bem-vinda no ovo mexido, cozido e até no pochê. Experimente!

Pimenta na massa

Pimenta-do-reino na massa combina sim, senhor! Uma sugestão convidativa, prática e deliciosa: macarrão ao molho branco com louro e pimenta-do-reino Kitano. Coloque leite fervendo em uma panela com a mistura de manteiga e farinha de trigo. Depois acrescente a pimenta-do-reino junto com o louro, ervilha, presunto e sal. Em seguida, coloque o creme de leite e misture até obter um molho cremoso e homogêneo. Agora é só colocar o molho sobre o macarrão cozido e bom apetite.

Para petiscar

Petiscos de camarão fazem muito sucesso, mas é muito importante saber temperá-los para ficar no ponto ideal. A dica para um petisco bem temperado é utilizar curry, pimenta-do-reino e alho. Assim como a pimenta-do-reino, o curry também é um tempero picante. Essa união de temperos traz a combinação perfeita para o preparo do camarão. Em uma tigela, misture bem o camarão, o sal, o curry, pimenta-do-reino preta moída Kitano e o alho. Acrescente também uma colher de suco de limão. Já em uma frigideira, aqueça o azeite e grelhe os camarões aos poucos, por 2 minutos de cada lado.

Prato gourmet com pimenta-do-reino

Tem dias que acordamos inspirados na cozinha e logo pensamos: “é hoje que vou impressionar!”. Ideias não podem faltar. Uma receita elegante é o cordeiro ao alecrim e pimenta-do-reino. A mistura do sabor e aroma do alecrim com pimenta-do-reino Kitano harmoniza com o paladar adocicado do cordeiro. Essa receita pode ser feita no grill. Para isso, tempere as fatias de lombo de cordeiro com azeite, sal, alecrim e a pimenta-do-reino e coloque no grill pré-aquecido. Em cinco minutos, você já pode retirar. Caso queira deixar bem passado, mantenha mais um pouco. Selecione os acompanhamentos no prato. Uma sugestão é servir com batatas e legumes.

Você pode gostar...