EM CLIMA DE FESTA JUNINA! DESCUBRA QUAIS AS MELHORES OPÇÕES DE VINHO PARA FAZER A BEBIDA MAIS POPULAR DESTE PERÍODO

PARA INICIANTES! GUIA PARA ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO DE VINHO DE ACORDO COM CADA MOMENTO
Foto: Campo Largo

Quem ama festa junina, não despensa um bom vinho quente! Mas não precisa circular por várias quermesses para apreciar a bebida; é possível prepará-la para curtir um arraia em casa. E por mais que não precise de muitos ingredientes, pode ser difícil escolher a opção certa de vinho para usar na receita. Pensando nisso, o enólogo da Zanlorenzi Bebidas preparou um guia indicativo para a melhor escolha. Confira!

Se tem uma festa mais aguardada que a festa junina, ainda não foi apresentada! A comemoração ficou de fora do cenário brasileiro nos últimos anos, mas agora volta com tudo. E mais gostoso que curtir os arraiais Brasil a fora, é consumir as comidas e bebidas típicas desta época. E entre paçocas, cuscuz, milho cozido, arroz doce e maçã do amor está ele… o vinho quente!

A ideia de consumir a bebida aquecida começou século II pelos romanos, que o aqueciam para proteger seus corpos durante os rigorosos invernos, e se espalhou pelo continente Europeu, onde as pessoas começaram a misturá-lo com especiarias. Não deu outra! O modo de consumo pegou fama e muitas receitas foram criadas a partir daí, até chegar no famoso vinho quente, uma das bebidas mais tradicionais das festas juninas e quermesses.

Mas qual seria o vinho mais indicado para fazer vinho quente? Apesar de ser uma bebida fácil de se preparar, a escolha do vinho correto é fundamental para o sucesso da receita. Pensando nisso, Mateus Poggere, enólogo e diretor industrial da Zanlorenzi Bebidas, indústria de bebidas do Sul do país, preparou algumas dicas de como escolher a opção correta.

:: A ESCOLHA DO VINHO

“Existem dois tipos de vinho que podem ser usados em receitas da bebida mais famosa dessa época: o tinto e o branco. É verdade que as receitas mais tradicionais são as feitas com a primeira opção, porém as que são feitas com vinho branco também vêm ganhando espaço e ficando cada vez mais em evidência”, comenta Mateus.

Para as receitas mais tradicionais, o vinho tinto suave e adocicado é a melhor opção. Eles combinam perfeitamente com ingredientes, como maçã e canela, comuns nos tradicionais vinhos quentes. Já para quem deseja inovar, outros tipos de álcool podem ser utilizados, como a cachaça ou o vinho branco. Este último é mais recomendado, para suavizar a bebida típica, e em uma opção mais doce “cai” perfeitamente para uma receita diferenciada, mas igualmente saborosa.

Você pode gostar...