Projeto verão: nutricionista traz dicas para manter a forma

Receita de Legumes sauté

Equilibre sua alimentação sem restringir os carboidratos. Aproveite para abusar das frutas, legumes e verduras, ótimas opções de acompanhamentos para deixar o momento da refeição mais refrescante.

Dia 21 de dezembro começa o verão. Com as altas temperaturas, o corpo precisa de mais água, e também tende a consumir menos calorias do que no inverno. O que poucas pessoas sabem é que durante este período, devido ao excesso de calor, há uma diminuição do metabolismo basal, ou seja, o corpo gasta menos energia para manter as funções vitais. Como a transpiração é maior, perder nutrientes pelo suor também é um risco.

Alessandra Godoy, consultora em nutrição da ABIMA – Associação Brasileira de Massas Alimentícias, Pão & Bolo Industrializados – aponta algumas dicas de alimentação. Confira:

Não corte o carboidrato das refeições para parecer mais magro: esta prática cada vez perde mais força no mundo da ciência. A recomendação se baseia em equilíbrio entre os grupos de alimentos de acordo com as necessidades de cada um. Além disso, uma refeição composta por carboidratos (pão, macarrão, arroz), proteína (frango, peixe, carne vermelha, ovo, leite desnatado) e vegetais (frutas, legumes e verduras) trazem saciedade, estimulam o bom funcionamento do organismo, auxiliam no tratamento de algumas doenças e favorecem a perda de peso.

Evite a ingestão de gordura: inclua alimentos com menor teor de gordura e ricos em carboidratos complexos e com fibras. Procure incluir massas integrais, frutas, verduras, pães integrais, iogurtes desnatados, leite desnatado e carnes magras (peixes grelhados, frango ou contra filé, filé mignon, alcatra ou patinho).

Beba líquidos: água, água saborizada, água de coco, chás e sucos naturais são ótimas formas de manter a hidratação. Frutas e legumes contribuem também para um aporte adequado deste nutriente.

Tenha sempre uma boa quantidade de zinco na alimentação: presente nos frutos do mar, peixes, no fígado e nos grãos integrais, ajuda na regeneração da pele.

Não abuse dos lights e diets: apesar de serem uma boa alternativa, eles não são isentos de calorias e muitas vezes o excesso pode levar a um consumo ainda maior!

Vai viajar? Saboreie as frutas exóticas: pitanga, tamarindo, cupuaçu, graviola, cajá, manga, carambola, cacau, açaí, goiaba, acerola, camu-camu, cacau, sapoti, taperebá, que podem ser muitas vezes encontradas em forma de polpas congeladas são excelentes fontes de nutrientes para a hidratação e o bom funcionamento do nosso corpo.

Mantenha-se sempre ativo: seja na academia, no clube ou ao ar livre, realizando 30 minutos diários de uma caminhada em um ritmo mais intenso. Durante o dia levante a cada uma hora para se movimentar e permanecer mais ativo.

Tenha sempre disponíveis lanches práticos e saudáveis: barrinhas de cereais, frutas frescas e secas, torradinhas integrais e sanduíches de creme de ricota com ervas são ótimas opções para comer durante os intervalos das principais refeições.

Não deixe que o estresse defina sua alimentação: em dias exaustivos, de muito calor e cansaço, chegando em casa estressado, não adianta buscar na comida uma solução. Não existe alimento que lhe traga pleno esplendor e vigor físico. Descanse bastante e relaxe, depois então prepare uma refeição rápida, gostosa e nutritiva como uma salada de macarrão. Coloque os vegetais de sua preferência com frango e sua massa favorita. Azeite é uma ótima forma de ressaltar o sabor. Monte seu prato e aproveite.

Você pode gostar...