Evite erros ao utilizar a panela de pressão

Evite erros ao utilizar a panela de pressão
Foto: Pixabay

Resíduo de alimento na válvula, por exemplo, pode causar explosão

Utilizar a panela de pressão para preparar os alimentos é tão comum que, em muitos casos, o usuário não presta atenção a alguns perigos que esse equipamento pode causar. Logo, é necessário atentar a certos procedimentos para não cometer erros no uso deste utensílio.

O Dr. João de Sá Brasil Lima, professor de Engenharia Mecânica no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) lembra que, por exemplo, é recomendável preencher o interior da panela com água e alimentos até, no máximo, 2/3 da capacidade da panela.“Se esse limite for ultrapassado, o espaço restante para o vapor não será suficiente e ele poderia sair da panela carregando líquidos ou pedaços de alimentos e isso pode causar o entupimento na válvula, que é algo muito perigoso, pois fará com que a pressão no interior da panela ultrapasse o máximo permitido e cause uma explosão”, alerta o engenheiro.

Esquecer a panela no fogo também é um dos grandes motivos que causam acidentes. Isso porque, após a panela atingir a pressão necessária, o vapor começa a sair pela válvula e, geralmente, produz um chiado característico, além de fazer a válvula se mover. Este é o momento de desligar o fogão. Deixar a panela no fogo por muito mais tempo, além do momento no qual o vapor começa a sair, pode causar acidentes.

“Vale reforçar que, após desligar o fogão, é necessário deixar todo o vapor da panela sair. Para isso, ela precisa esfriar, o que fará a pressão reduzir naturalmente. Uma forma de verificar que isso ocorreu é mexer na válvula. Caso saia vapor, não é momento de abrir a panela ainda. Para acelerar esse processo, é possível jogar água na lateral da panela com cuidado para não cair água na válvula de modo a entupi-la”, alerta o engenheiro.

Limpeza correta

É importante que, após o uso, a panela seja limpa corretamente, principalmente o orifício da tampa por onde sai o vapor. “Outro item que merece uma limpeza cuidadosa é a borracha de vedação. Após a limpeza é importante verificar se ela está encaixada corretamente. Caso observe que a panela não está pegando pressão ou não liberando vapor pela válvula, é importantíssimo verificar com assistência técnica autorizada, recomendada pelo fabricante”, conclui.

Você pode gostar...