Jasmine traz guia de cuidados para o verão

Jasmine traz guia de cuidados para o verão
Foto: Jasmine Alimentos

Nutricionista da marca explica quais alimentos incluir na rotina para se proteger das altas temperaturas e conta ainda como armazená-los na geladeira de modo funcional

O sol é motivo de inspiração, capaz de levar vitaminas e nutrientes importantes para o nosso bem-estar, contudo, as altas temperaturas também podem desencadear alguns sintomas desagradáveis como cansaço e dor de cabeça. Para incentivar os cuidados com a saúde, Jasmine traz um guia com dicas nutricionais para quem deseja aproveitar o verão com mais equilíbrio. Confira!

Os estudos mais recentes reforçam a necessidade de associar a alimentação saudável com a prática de atividade física, sono de qualidade e controle do estresse como formas eficazes de fortalecer a imunidade durante a estação mais quente do ano.

“Mantenha a rotina de exercícios físicos, mas atenção com os horários, a roupa utilizada, o uso do protetor solar e a hidratação, principalmente, se a atividade for ao ar livre. Não se esqueça ainda de ingerir, no mínimo, o seu peso x 35ml de água todos os dias”, orienta a consultora e nutricionista da marca, Adriana Zanardo.

Já a respeito da alimentação, a nutri pontua a necessidade de inserir no dia a dia, itens que derivam da natureza como verduras, frutas, sementes, grãos e cereais integrais, além disso, a variedade e a forma de preparo também devem ser considerados. “Mantenha o consumo diário de 2 a 3 frutas diferentes todos os dias – de preferência aquelas com mais água. As frutas mais refrescantes como abacaxi e melão são ótimas sugestões para minimizar os efeitos negativos do calor”, esclarece.

Por que se preocupar com a alimentação?

No verão existem algumas particularidades que podem acelerar um processo chamado ‘endotoxemia’, que é a presença de toxinas e bactérias do intestino no sangue. Nesse período, as defesas do corpo podem ser sobrecarregadas, assim surgem sinais de insolação que incluem tontura, sensação de desmaio, fraqueza, má coordenação motora, cansaço, dor de cabeça, visão embaçada, dor muscular, náusea e vômito, assim, é essencial priorizar a saúde do intestino para que, em decorrência de fatores fora do nosso controle, como a temperatura do dia, seja possível proteger o organismo de dentro para fora.

A escolha dos ingredientes faz toda a diferença nesse processo, pensando nisso, escolha:

  • Verduras e legumes: Pelo menos, 400g de rúcula, almeirão ou beterraba, além de vegetais da safra de novembro e dezembro.
  • Frutas variadas: As frutas como manga, melancia, ameixa e pêssego são ótimas opções para consumir puras, em pratos variados ou ainda como sucos.

Dica: Para um coquetel refrescante, combine melancia, limonada e gengibre e acrescente gelo.

  • Fibras: Inclua todos os dias 25g de alimentos fontes de fibras como aveia, farelo de aveia, chia, linhaça, quinoa e arroz integral.
  • Ômega 3: Alimentos com ômega-3 contribuem para ação anti-inflamatória e antioxidante como Salmão, Atum, Chia, Linhaça, Nozes, Amêndoas.
  • Carboidratos: Excelentes fonte de energia e podem ser encontrados em pães integrais, wraps, granolas e cookies.
  • Proteínas: podem ser acrescentadas às refeições principais, como ovo, atum e derivados do leite.
  • Gorduras boas: presentes no gergelim, semente de linhaça e semente de chia também são bem-vindos.

Com essa variedade é possível fazer combinações surpreendentes, por exemplo, para o café da manhã: Pão sem glúten com ovos mexidos e mamão com semente de chia, já para o almoço ou jantar: Arroz integral, com iscas de frango, cenoura e brócolis assados e mix de sementes com salada de folhas com molho de mostarda e calda de agave.

E para as refeições intermediárias, os Wraps são sugestão rápidas e versáteis, com diversas possibilidades de recheios, como frango desfiado e legumes, capazes de gerar saciedade ao longo do dia. Fracione as refeições e se alimente a cada 3 horas a fim de evitar queda de pressão e glicemia.

Guia prático de geladeira

  • Após conhecer um pouco mais sobre os alimentos recomendados para o verão, é hora de aprender a organizar os produtos saudáveis na geladeira. Vamos às dicas!

Compartimento extra-frio: ideal para alimentos que precisam ser bem refrigerados sem congelar, como sobras de alimentos e laticínios.

Prateleira superior: é a mais fria do refrigerador e, por isso, é ideal para armazenar produtos frágeis a queda de temperaturas, como sobremesas, frios, patês, manteiga e carnes (todos os tipos) in natura.

Prateleira intermediária: temperatura intermediária e ideal para acondicionar os alimentos em potes com tampa que serão consumidos rapidamente, como carnes (todos os tipos) em fase de descongelamento, bolos, tortas em recipientes apropriados sem estarem higienizados.

Prateleira inferior: frutas sensíveis a temperatura ambiente e devem ser colocadas em vasilhas ou dentro de sacos plásticos propícios.

Gavetas: ideal para armazenamento de vegetais em geral por serem sensíveis a altas temperaturas. Armazene em sacos plásticos com pequenos furos para facilitar a circulação de ar e minimizar a deterioração.

Porta: área da geladeira que mais sofre variação de temperatura, por isso, devem ser armazenados apenas alimentos que suportem essa variância, como geleias, sucos industrializados, temperos, etc.

Congelamento/descongelamento

  • Frutas: devem sem congeladas higienizadas, sem caroços e porcionadas.
  • Carnes: devem ser congeladas depois de limpas.
  • Hortaliças: para preservar cor e sabor, devem ser congeladas após técnica de branqueamento.

Atenção: É importante congelar em porções para facilitar o descongelamento e o cozimento, além de sempre deixar à frente aquelas que vencerão primeiro. Nesse sentido, é essencial etiquetar com as datas de manipulação e vencimento.

Você pode gostar...