Comidas típicas de festas juninas podem afetar a saúde bucal

Comidas típicas de festas juninas podem afetar a saúde bucal
Foto: Anhanguera/Kroton

Coordenadora do curso de Odontologia da Anhanguera fala sobre cuidados com os dentes em comemorações juninas

O cardápio das festas juninas do Brasil é tradicionalmente repleto de opções ricas em açúcares: maçã do amor, pé de moleque, cocada, arroz-doce, entre outras delícias que, embora saborosas, podem colocar em risco a saúde dos dentes. Em excesso, essas comidas criam o ambiente ideal para proliferação de bactérias, que produzem ácidos que danificam o esmalte dos dentes e causam cárie. Especialistas recomendam cuidados nessas comemorações.

De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professora Patrícia Capellato, a acidificação na boca começa a acontecer cerca de 20 minutos após a ingestão dos alimentos e, por isso, é necessário adotar hábitos para preservar o bem-estar. “Para participar das celebrações sem danos dentais, é importante ter moderação com as guloseimas, principalmente no caso de crianças, que também podem desenvolver problemas como gengivite e acúmulo de placas”, afirma.

Durante o evento, a dentista recomenda que os convidados bebam água constantemente, para aumentar o fluxo salivar, e evitem a combinação de doces com refrigerantes, que alteração os níveis de ácidos na boca e promovem a descalcificação do esmalte, além de prejudicar a saúde do organismo. A hidratação irá impedir, também, o surgimento de manchas nos dentes de adultos que consomem as bebidas típicas da festa junina, como o vinho e o quentão.

Pessoas que usam aparelhos ortodônticos, próteses dentárias ou implantes devem redobrar a atenção nessas ocasiões. As opções de comidas rígidas, como a rapadura ou o quebra-queixo, podem danificar a estrutura dessas peças, quebrar braquetes e atrapalhar ou prolongar o tempo de tratamentos. “Alimentos pegajosos também representam um risco nesses casos, porém, com cuidado e atenção na hora de mastigar, é possível aproveitá-los sem problemas”, considera.

SAÚDE INFANTIL

Crianças com até 6 anos, que ainda possuem dentes de leite, precisam da supervisão de pais ou guardiões no momento quando forem participar das comemorações de junho ou julho. “Como os pequenos ainda não atingiram a maturação completa da dentição, estão mais vulneráveis à degradação”, afirma a coordenadora. “Os responsáveis devem acompanhar a alimentação e a limpeza dos dentes dos seus filhos e, caso necessário, repetir a escovação”, completa.

Segundo a professora, todos devem realizar a assepsia completa após os arraiais, com pasta de dente e fio dental. “A higiene é o que irá impedir que haja inflamação nas gengivas e que outras doenças surjam na boca, como a periodontite e a gengivite”, completa. Em casos de cortes e fraturas, é imprescindível visitar um dentista o mais rápido possível.

Você pode gostar...