Nutricionista dá dicas para diversificar as compras no supermercado

Nutricionista dá dicas para diversificar as compras no supermercado
Foto: Freepik

Saiba como evitar desperdícios e escolher alimentos com maior valor nutricional

Pelo menos uma vez por mês ou dependendo da rotina da casa, chega o momento de reabastecer a despensa com uma nova leva de produtos. No supermercado, o preparo antecipado de uma lista de compras e a escolha dos alimentos são importantes para evitar desperdícios e aproveitar melhor as refeições.

O dia e o horário são fatores importantes para fazer as compras, porque cada estabelecimento recebe as mercadorias em momentos diferentes. Além disso, a época do ano impacta diretamente na escolha de opções orgânicas, como frutas, legumes e verduras, pois a maioria delas tem um período específico de colheita.

No último domingo, dia 12 de novembro, foi comemorado o Dia do Supermercado, data criada em 1968, e um diferencial para garantir refeições nutritivas e cheias de sabor é adicionar alimentos umami à lista de compras. O umami é o quinto gosto básico do paladar humano e significa “delicioso” ou “saboroso” em japonês.

O gosto é conhecido por ser mais intenso e provocar maior salivação durante o consumo, tornando os alimentos mais palatáveis. O aminoácido glutamato é a principal fonte natural de umami, que também pode ser adicionado na forma de glutamato monossódico (MSG).

“O quinto gosto pode ser encontrado em diversos pratos do cotidiano. Tomates maduros, por exemplo, são excelentes fontes de umami e podem ser utilizados de maneira muito versátil”, afirma a nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura. “Além do tomate, o umami também está presente em cogumelos shiitake, portobelo e porcini, que podem ser utilizados em sopas, molhos e até como substitutos da proteína em pratos veganos”, destaca a especialista.

“O umami ainda está presente em carnes bovinas, suínas, frango, atum, sardinha, algas, milho, batata e chá verde”, indica a nutricionista. Queijos maturados, incluindo parmesão, pecorino e meia cura, são outros exemplos de alimentos umami. “Produtos industrializados, como o ketchup, shoyu e temperos, podem adicionar o gosto umami em preparos que não o possuem naturalmente”, conclui Lisiane.

Você pode gostar...