Alimentação equilibrada nas Festas de Fim de Ano

Alimentação equilibrada nas Festas de Fim de Ano
Foto: Pixabay

Especialista dá dicas do que comer e o que evitar para aproveitar todos os sabores das ceias, sem comprometer a saúde

Chegaram as esperadas festas de final de ano: Natal e Ano Novo! Nessas tradicionais celebrações, as reuniões entre pessoas queridas são marcadas pelos pratos fartos e uma variedade de comidas típicas e deliciosas da época: salgados, doces, frituras e carnes, há opções para todos os gostos. Mas como aproveitar tudo isso sem colocar em risco o cuidado com a saúde ao longo do ano? Ou evitar aquela indisposição no dia seguinte?

Audrei Miquelote, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera ressalta que para esse momento “Equilíbrio é a palavra-chave para as festas de final de ano. São muitas opções de pratos salgados e doces, caso não consiga controlar os seus impulsos, toda a sua reeducação alimentar pode ser impactada em uma semana de festas! É preciso ter atenção ao que comer e com alguns cuidados é possível manter o controle, não exagerar e aproveitar a ceia sem medo”.

“Uma dica simples é esperar o jantar e não se distrair com os salgadinhos e embutidos que costumam ser servidos antes”, sugere.

“Sabemos que com tantas opções e emoções, em um espaço de tempo curto, parece ser impossível manter uma alimentação equilibrada, mas não é. O momento é de mudança de hábitos, para ter mais saúde, e isso deve ser pensado nas escolhas alimentares nas confraternizações também”, explica Audrei.

Confira todas as dicas da especialista para aproveitar as festas sem comprometer o equilíbrio e saúde:

Consuma com moderação

A regra é evitar os excessos. A quantidade de comida indicada varia de pessoa para pessoa. A principal recomendação é consumir uma porção de cada prato, sem repetições, assim é possível aproveitar todo o cardápio sem a necessidade de proibir um ou outro alimento.

Faça um prato balanceado

As pequenas entradas saudáveis, como: saladas e castanhas são boas alternativas e podem fazer diferença na hora do prato principal, o que fará com que você coma uma quantidade menor na ceia. Escolha carnes mais magras, sem gordura aparente, e deixe as frituras de lado. Inclua frutas frescas, esta é uma época de variedades para todos os paladares.

Tenha atenção aos alimentos gordurosos e com alto índice de açúcar

Alimentos gordurosos ou muito condimentados são causadores de desconforto e mal-estar. Afaste-se de excesso de açúcares e gorduras, dê preferência a alimentos ricos em fibras.

Não fique sem comer no dia da ceia

Não comer pela manhã ou durante todo o dia para poder se “esbaldar” na ceia pode causar distensão abdominal, desconforto digestivo, azia e enjoo.

Beba com moderação

Opte pelas bebidas leves e naturais, sem corantes e aditivos gaseificados, que mantêm o organismo hidratado. A bebida alcoólica deve ser consumida com moderação e nunca em jejum e intercale com água.

Saia da mesa

Após a ceia e as sobremesas serem servidas, procure outro lugar para conversar com os convidados, que não seja a mesa. Ficar próximo da comida pode aumentar a vontade de continuar comendo e beliscar.

Atividade física

A combinação de exercícios físicos com alimentação equilibrada não deve sair rotina, ainda mais nesta época, pois auxiliam na queima dos excessos.

Você pode gostar...