O glutamato monossódico vicia?

O glutamato monossódico vicia?
Foto: Freepik

O glutamato monossódico, ou MSG (sigla em inglês para monosodium glutamate), é um aditivo alimentar amplamente conhecido e utilizado para realçar o gosto umami, considerado o “quinto gosto” do paladar humano. Ele é constituído por uma molécula do aminoácido ácido glutâmico e uma de sódio.

Produzido no Brasil a partir da fermentação da cana-de-açúcar, o MSG é uma substância que foi desenvolvida no início do século XX pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Mesmo com anos de estudos sobre seu uso, o realçador de sabor ainda gera dúvidas com relação à segurança.

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária e outros órgãos mundiais que tratam da segurança de alimentos, como o JECFA (Comitê Misto de Especialistas em Aditivos Alimentares da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e Organização Mundial da Saúde), consideram o MSG seguro para o consumo humano”, declara a doutora em Ciência dos Alimentos e consultora do Comitê Umami, Hellen Maluly. Há pesquisas que comprovam cientificamente que a adição do MSG em quantidades tecnológicas recomendadas não causa qualquer malefício para a saúde. Isto porque essas quantidades adicionadas não devem ultrapassar 1% do total da preparação culinárias. Se ultrapassarem esses valores, o gosto umami perde suas características de delicadeza e continuidade do sabor. Seria como adicionar muito sal ou pimenta em uma receita.

Um dos mitos envolvendo o glutamato monossódico é a alegação de que a ingestão da substância pode “viciar”, mas a especialista justifica que o MSG não possui propriedades que causem dependência física ou psicológica. “Ele é simplesmente um ingrediente proveniente do aminoácido ácido glutâmico, que é produzido no nosso corpo e pode ser encontrado naturalmente em diversos alimentos, como carnes, queijos maturados e vegetais. Se utilizado em equilíbrio nas refeições, assim com outros ingredientes que proporcionam os gostos básicos ou aromas, poderá servir como um tempero agradável, sem causar nenhum mal”, explica Hellen.

O tal “vício” ocorre quando os indivíduos entram em um processo de monotonia alimentar, ou seja, não diversificam a sua alimentação e acabam consumindo apenas determinados tipos de alimentos. Por isto, a diversificação alimentar, com a inclusão mais de frutas, legumes e verduras, são recomendadas por especialistas.

Você pode gostar...